A duquesa de Sussex, Meghan Markle, afirmou em uma entrevista a Oprah Winfrey exibida neste domingo (7) pela rede CBS, que a família real britânica se preocupou com o ‘quão escura’ seria a pele de seu filho. Markle, que é afro-americana, disse que seu marido, o príncipe Harry, revelou as preocupações de sua família sobre o tom de pele de Archie, bem como a segurança a que ele teria direito, antes de seu nascimento em 6 de maio de 2019.
“Naqueles meses em que estava grávida tivemos uma série de conversas sobre ‘ele não teria segurança, ele não teria título’ e também preocupações e conversas sobre o quão escura sua pele ficaria quando ele nascesse”, revelou Meghan. A entrevista foi a primeira desde que o casal se desvinculou da coroa britânica.
Meghan Markle tells Oprah that while she was pregnant with son Archie, the royal family had “concerns and conversations about how dark his skin might be when he was born” https://t.co/GpDRtrAQgQ pic.twitter.com/qW1PmhXJBB
— TIME (@TIME) March 8, 2021
Oprah afirmou nestas segunda-feira (8) que o príncipe Harry a procurou e pediu para que ela dissesse que não foi nem a avó, rainha Elizabeth II e nem o avô, o príncipe Philip, que fizeram questões a respeito do tom de pele da criança. Mas também não detalhou especificamente de quem partiu a declaração.
Em fevereiro, Harry e Meghan romperam totalmente os laços profissionais com a família real ao dizer à rainha Elizabeth II que eles não voltarão a trabalhar como membros da monarquia. Eles também anunciaram que estão esperando o segundo filho e revelaram que a bebê é uma menina.