Pular para o conteúdo
Famosos

Regina Duarte é processada por apologia da tortura em entrevista

Regina Duarte, ex-secretária da Cultura, está sendo processada por apologia da tortura pela filha do diplomata e jornalista José Jobim
Arquivo -

Regina Duarte, ex-secretária da Cultura, está sendo processada por apologia da pela filha do diplomata, editor e jornalista José Jobim, que foi torturado e morto pelas forças do governo militar, em 1979. A jornalista e advogada Lygia Jobim conta ter ficado “absolutamente estarrecida” ao assistir a entrevista da então secretária. As informações são da Folha de .

“É uma naturalização da tortura, um deboche com nossos mortos”, disse Lygia, que hoje tem os mesmos 69 anos que seu pai ao ser morto. “Fiquei dois dias com isso entalado na garganta. E então resolvi procurar a Justiça. Essa senhora me ofendeu. Fez pouco de algo que me afetou profundamente, que foi não poder me despedir de meu pai porque ele foi enterrado em caixão fechado devido às marcas da tortura.”

Na entrevista em questão, concedida em 7 de maio à CNN, ela falou: “Bom, mas sempre houve tortura, sempre houve… Meu deus, Stalin, quantas mortes? Hitler, quantas mortes? Se a gente for trazendo mortes, arrastando esse cemitério… Desculpe, mas não, não quero arrastar um cemitério de mortos nas minhas costas. Eu não desejo isso para ninguém. Eu sou leve, sabe? Eu estou viva, estamos vivos, vamos ficar vivos. Por que olhar para trás? Não vive quem fica arrastando cordéis de caixões”.

Dias depois, Regina Duarte escreveu um artigo no jornal O Estado de S. Paulo no qual se desculpava se “passei a impressão de que teria endossado a tortura, algo inominável e que jamais teria minha anuência, como sabem os que conhecem minha história”.

“Não é o suficiente”, afirmou o advogado Carlos Nicodemos, autor da ação movida por Lygia, em relação às desculpas de Regina. “Queremos uma retratação pública, cujo texto deverá ser definido em conjunto e veiculado em jornal de grande circulação. O teor do texto deve ser submetido a nós.”

A reparação inclui ainda o pagamento de R$ 70 mil por danos morais, divididos entre os dois réus, Regina Duarte e a União. “Esse valor não traduz o valor da ofensa, mas está dentro dos parâmetros da Superior Tribunal de Justiça”, disse o advogado.

“O mais importante é a retração”, afirmou Lygia Jobim. “O dinheiro, eu sei que vai doer no bolso dela. Se receber algo, não ficarei com nada. Doarei metade para o Instituto Vladimir Herzog e a outra metade para o Instituto Marielle Franco”, contou.

Tortura

José Jobim foi sequestrado nas ruas do em 22 de março de 1979. Aposentado da carreira de diplomata, ela havia criado uma editora com a filha Lygia no início dos anos 1970. Um dos mais famosos livros publicados pela Editora Brasília foi “Zero”, de Ignácio de Loyola Brandão, lançado em 1975 e censurado em seguida.

Em 1979, Lygia estava grávida de seu primeiro filho com Ênio Silveira, editor da Civilização Brasileira. Já seu pai escrevia um livro em que denunciaria a na construção da de Itaipu. Como diplomata, José Jobim havia participado das primeiras tratativas para a compra das turbinas, anos antes, mas seguiu interessado no assunto e vinha reunindo documentos e reportagens, especialmente sobre o fato de a obra estar custando muitas vezes mais que o programado.

Uma semana antes do sequestro, José Jobim havia ido, na condição de ex-embaixador, à posse do general João Batista Figueiredo, em Brasília. Lá, segundo um amigo senador contou depois à família, Jobim disse a diversos presentes que estava escrevendo um livro sobre a corrupção de Itaipu. O senador chegou a arrastá-lo para um canto e pedido juízo, pois os denunciados eram os mesmos que estavam ali na festa.

Trinta e seis horas após o sequestro, seu corpo foi encontrado ao lado de uma pequena árvore da Barra da Tijuca, com os pés no chão, mas com uma corda no pescoço que simulava um suicídio por enforcamento. Meses depois, a viúva e a filha se deram conta que todos os documentos e escritos referentes a Itaipu haviam sumido dos arquivos de Jobim.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

STF suspende julgamento sobre serviços funerários em São Paulo; entenda

Cirurgiões dos EUA testam com sucesso transplante de rim de porco em humano

Paciente é submetida a cirurgia para retirar rim de porco após quatro meses com o órgão

Homem é morto após ameaçar policiais com machado no interior de MS

luiza sonza

Luíza Sonza terá um dos cachês mais caros para show em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Empresa com R$ 44,6 milhões em contratos com o Detran-MS é multada por fraude em licitação

Comandante da base dos EUA na Groenlândia é demitida

Últimas Notícias

Política

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

Luiz Eduardo Auricchio Bottura, de 48 anos, foi localizado pela polícia após cinco meses do mandado de prisão em aberto

Polícia

‘Agredido’ e ‘puxado pelo braço’: Vendedor ambulante denuncia vigilante de supermercado

O vigilante em sua versão alega que o comerciante não possui autorização da gerencia para praticar tais vendas no local

Cotidiano

Ruas de rio: Chuva de 15 minutos deixa vias alagadas em bairro de Campo Grande

Situação foi registrada em diferentes ruas do Jardim Los Angeles

Esportes

Abertas disputas da Copa Brasil de Tênis de Mesa em Campo Grande com 445 atletas inscritos

Dentre os inscritos estão atletas de destaque, como Rafael Watanabe e Lívia Lima, além de Guilherme Matos, esperança do tênis de mesa local