Pular para o conteúdo
Famosos

Prisão de Ronaldinho vira novela política envolvendo Moro e demissão de assessor paraguaio

A prisão de Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Roberto Assis ganhou contornos políticos no Paraguai. O ex-chanceler Rubén Melgarejo Lanzoni demitiu-se do cargo de assessor geopolítico e questões internacionais do Ministério do Interior após ser revelado que a empresária Dalia López, apontada como parte do esquema de falsificação de documentos, havia contratado um escritório de […]
Arquivo -

A prisão de e seu irmão Roberto Assis ganhou contornos políticos no . O ex-chanceler Rubén Melgarejo Lanzoni demitiu-se do cargo de assessor geopolítico e questões internacionais do Ministério do Interior após ser revelado que a empresária Dalia López, apontada como parte do esquema de falsificação de documentos, havia contratado um escritório de advocacia ligado a ele.

Já o presidente da República, Mario Abdo Benítez, garantiu que a investigação seguirá “caia quem cair”. Ele chegou a declarar na terça-feira sentir “enorme dor” pela prisão do pentacampeão mundial com a seleção brasileira. “Não posso negar que me provoca enorme dor o que está acontecendo com uma estrela do futebol. Meus filhos querem ir à prisão para tirar fotos com ele”, disse em entrevista ao canal Noticias Paraguay.

Tudo isso depois de o ministro da Justiça e do Brasil, Sergio Moro, ligar para o Paraguai pedindo explicações sobre a prisão de Ronaldinho Gaúcho, que é embaixador do Turismo do governo Bolsonaro. Na terça-feira, Moro soltou nota oficial na qual confirma que manteve contato com autoridades paraguaias. “Em nenhum momento houve interferência na apuração promovida pelo Estado paraguaio. O Ministério da Justiça e Segurança Pública preza pela soberania dos Estados e pela independência dos órgãos judiciários”.

Na terça-feira, inclusive, a ministra da Justiça do Paraguai, Cecilia Pérez, anunciou que Moro visitará o país no próximo dia 27 no “âmbito da cooperação penitenciária” que é realizada com Brasil. A viagem de Moro também foi debatida na terça-feira em reunião entre o presidente do Supremo Tribunal de Justiça do Paraguai, Alberto Martínez Simón, e o embaixador brasileiro, Flávio Damico.

Ainda na terça-feira, a Polícia Nacional prendeu três funcionários públicos no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, na cidade de Luque: dois servidores da Direção Nacional de Aviação Civil (Dinac) e um funcionário da Direção Geral de Migração. O trio estaria envolvido no esquema de falsificação de documentos no qual Ronaldinho Gaúcho e o irmão foram pegos. Na segunda já havia sido detido um outro servidor do setor de Migração.

Os advogados de Ronaldinho Gaúcho apontaram que o Ministério Público paraguaio trata ele e o irmão com discriminação pelo fato de serem estrangeiros. O MP rebateu. “Tal coisa não existe. O Paraguai é um país legalmente soberano e essa soberania deve ser imposta. Contamos com fatos e argumentos sólidos para apoiar a prisão preventiva. Além disso, existe o perigo de fuga devido à falta de raízes dos réus no Paraguai”, disse o promotor Marcelo Pecci.

Após ter o pedido de transferência para prisão domiciliar negado na terça-feira, os advogados de Ronaldinho Gaúcho trabalham para recorrer à Segunda Instância. A defesa alega que o ex-jogador não sabia que o passaporte que deram a ele havia sido adulterado Ronaldinho e o irmão estão detidos desde sexta-feira em um presídio de segurança máxima na capital paraguaia.

A Justiça determinou que eles precisavam permanecer presos durante a investigação. O inquérito pode durar até seis meses para ser concluído, de acordo com as leis paraguaias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prótese é sonho para militar do Choque que amputou perna em acidente: ‘sempre quis ser policial’

zeca do pt

Zeca do PT articula pré-candidatura de esposa como pré-candidata a vice-governadora

‘Eu não fico com o PT’: deputado diz que troca de partido caso MDB apoie Lula em 2026

‘Sopro de vida’: paciente em cuidados paliativos encontra alegria fora de casa em passeio pelo Bioparque

Notícias mais lidas agora

Empreiteira asfaltou bairro onde mora prefeito preso por fraudar licitação em Terenos

Sem pagamento, funcionários paralisam atendimentos na Santa Casa de Campo Grande

AO VIVO: Julgamento de Bolsonaro e outros sete réus é retomado nesta terça-feira

Não perca o prazo: UFMS abre inscrições para vestibular com três novos cursos em 2026

Últimas Notícias

Cotidiano

Vai viajar? Confira os trechos interditados na BR-163 nesta terça-feira

Ao todo, são 12 pontos de interdição e 23 em sistema “Pare e Siga” ao longo da BR-163

Política

Câmara aprova obrigatoriedade de bebedouros em parques de Campo Grande

No total, os vereadores analisaram 14 projetos durante a sessão desta terça-feira

Cotidiano

Barrados após convocação, técnicos de enfermagem reclamam de processo seletivo do HRMS

Funcionários participaram de processo seletivo, foram aprovados e convocados, mas tiveram a candidatura indeferida na entrega de documentos

Política

Deputado pede vistas a projeto de lei Recupera-MS

Catan justificou o pedido para analisar o texto sobre o Fundersul