A Band anunciou na tarde desta quinta-feira (25) que o jornalista Luís Ernesto Lacombe decidiu deixar a emissora. O apresentador comandou o programa Aqui na Band até quarta-feira (24), quando a direção da Band resolveu intervir na atração.

Nesta quinta-feira (25) e pelo menos até a próxima sexta (3), serão exibidas reprises do programa. Nos bastidores circula a informação que diretores da emissora estariam insatisfeitos com pautas vistas como tendenciosas e a favor de Jair Bolsonaro.

Lacombe e Nathalia Batista, que comandava o programa ao lado dele, já tinham sido suspensos da atração, assim como o diretor Vildomar Batista. Recém-contratada pela emissora, Mariana Godoy deve assumir o Aqui na Band ao lado de outro nome de peso, que o canal deve anunciar nos próximos dias. Os mais cotados são Zeca Camargo, colunista da Folha, Fernando Rocha e Dony De Nuccio.

“A Band informa que o programa Aqui na Band está passando por reformulações. Diante desse novo momento, o jornalista e apresentador Luís Ernesto Lacombe decidiu seguir novos caminhos.

A Band agradece ao jornalista pelo trabalho sempre correto e bem-sucedido que ele desempenhou à frente do Aqui na Band desde a sua estreia. As portas da emissora permanecem sempre abertas para ele”, informa em nota a emissora.

Antes do anúncio da sua saída, Lacombe já tinha postado uma mensagem nas redes sociais, que muitos internautas apontaram como uma indireta para a Band. Lacombe publicou uma selfie com uma imagem ao fundo de Ruy Barbosa, e escreveu: “Meu avô materno [o historiador Américo Jacobina Lacombe], imortal da Academia Brasileira de Letras, dedicou a vida a organizar e publicar toda a obra de Ruy Barbosa. Os dois eram grandes defensores da liberdade, da democracia e da justiça. Sigo os passos deles… Momentos de silêncio também são capazes de construir.”

Polêmicas

Após pouco mais de um ano no ar, o Aqui na Band não conseguiu decolar na audiência -muitas vezes não chegava a marcar 1 ponto na Grande (cada ponto equivale 74.987 domicílios). No período, porém, protagonizou muitas polêmicas.

Nos últimos dias, pautas vistas como tendenciosas e a favor do presidente Jair Bolsonaro também irritaram a direção da emissora, que resolveu intervir na atração. Na terça (23), por exemplo, foi ao ar um debate sobre conservadorismo que contou com a presença do blogueiro Allan dos Santos, do canal Terça Livre, que é alvo de inquérito sobre no Supremo Tribunal Federal.

Antes, no dia 11 de maio, uma outra pauta levada ao programa já tinha gerado atritos internos na emissora. Na data, o programa discutiu com advogados e apoiadores do presidente a pergunta: quem mandou matar Jair Bolsonaro? Investigação da PF (Polícia Federal) sobre a facada sofrida por ele em setembro de 2018 chegou à conclusão de que Adélio Bispo fez tudo sozinho.

Além disso, outra do programa foi a demissão da apresentadora A apresentadora Silvia Poppovic, no fim de abril. “Não esperava de jeito nenhum. Fazia o programa de casa por causa da . A Band colocou os acima de 60 anos em casa e eu resolvi fazer o programa daqui por Skype e estava indo bem. Tinha vários merchans no ar e achei que continuaríamos até o final dessa fase”, afirmou ela à Folha de S.Paulo, na ocasião.

Ela e Lacombe tiveram alguns desentendimentos, ao vivo por divergências políticas. Em setembro de 2019 eles chegaram a discutir duas vezes na mesma semana. E, ao comentarem sobre a repercussão da briga, ambos entraram em atrito de novo.