Na noite de terça-feira (29), a Polícia Militar acabou com uma festa clandestina na casa da cantora Elba Ramalho. Imagens que circulam nas redes sociais mostram que um grande número de pessoas estava no local. Elba estava na missa da igreja São João Batista quando soube que seu nome estava “no olho do furacão”: a polícia havia interrompido uma festa na casa que tem há mais de 20 anos em Trancoso, vilarejo na Bahia que virou sinônimo de de luxo no Brasil.

À Folha a cantora diz que vai processar as pessoas para quem alugou a propriedade entre 25 de dezembro e 4 de janeiro. Está hospedada no Club Med de Trancoso enquanto isso.

Elba afirma que ficou chateada de ter sido associada ao festejo, que contraria liminar estadual proibindo comemorações no fim do ano em Porto Seguro, onde fica o distrito de Trancoso. “As coisas estão super delicadas porque realmente me tomaram de bode expiatório desta história.”

“Estou exigindo agora que as pessoas que estão lá na casa façam vídeo e assumam a responsabilidade. Vou processar por danos morais porque estou sendo, vamos dizer assim, entrei no olho do furacão por conta deles. Estive na casa dois dias, fui levar pros funcionários, cheguei a falar com um deles, por favor, ‘vocês não podem fazer eventos'”, diz Elba.

Depois, afirmou que não decidiu se o enquadramento judicial será esse. “Não quero tirar dinheiro de ninguém que não vai me acrescentar.” Mas exigirá o patrimônio de volta por quebra de contrato.

Elba conta que todos os shows que faria na temporada foram cancelados após o decreto que proibiu aglomerações. “Aluguei a casa muito por necessidade, preciso pagar contas também. Minha profissão não retomou.” Desde o começo da pandemia, tem feito lives.

“Não é possível que a coisa caia em cima de mim. Quando soube, a polícia já estava lá”, diz a cantora, que narrou seu dia assim: foi ao fazer escova, à farmácia comprar remédio (está com “uma puta dor de coluna”), à missa e a um point novo que vende o lanche vegano.

A artista enviou uma gravação à reportagem com ela rezando na igrejinha local. “Este vídeo que lhe mandei foi feito graças a Deus por um fã que estava na igreja, que tinha somente 15 pessoas, no máximo. Ele próprio postou, fez até uma expressão bacana, que o mal não venceria, que ele é testemunha que eu estava na igreja.”

Ela diz que já teve Covid-19 e que “está todo mundo se cuidando”, mas que Trancoso de fato está “cheio em todos os lugares”. O empresário Guilherme Souza, que alugou a casa de Elba Ramalho em Trancoso (no litoral sul da Bahia) para passar o Réveillon, não deve passar a virada de ano na propriedade. Ele acatou pedido da cantora para deixar o imóvel antes do fim do contrato, que iria até o dia 4 de janeiro.