Pular para o conteúdo
Evento

Confira: Quinta e sexta-feira têm desfile de blocos no Carnaval de rua de Campo Grande

Para quem quer se precipitar nas celebrações, já pode separar um espaço na agenda porque nesta quinta e sexta-feira (8 e 9) tem desfile de blocos no Carnaval de rua da Capital
Jennifer Ribeiro -
carnaval 2024 - campo grande
(Reprodução, Bloco Reggae)

Falta bem pouco para as escolas de samba saírem pelas ruas de levando muito samba e diversão para os foliões, mas, para quem quer se precipitar nas celebrações, já pode separar um espaço na agenda porque nesta quinta e sexta-feira (8 e 9) tem desfile de blocos no Carnaval de rua da Capital.

Confira o cronograma completo.

Quinta-feira (8)

Bloco Evoé Baco

Nesta quinta, quem domina as ruas da cidade é o Bloco Evoé Baco, criado em 2011. A primeira vez que o grupo saiu em formato de bloco foi em 2012, a partir do Seminário Arena Aberta, que o Imaginário Maracangalha organiza cada vez que faz um evento de rua, que na época era o Sarobá.

“O cortejo é uma linha de pesquisa que o grupo executa há 18 anos. O carnaval é um cortejo, e dentro dessa pesquisa de carnaval nós fizemos o Evoé Baco, homenageando Baco, o deus do carnaval e o grito de Evoé que os antigos gregos e romanos gritavam nas festas quando ocupavam os espaços das cidades em festejos públicos”, explica Fernando Cruz, ator e diretor de teatro e coordenador do bloco.

Este ano o bloco vai homenagear os carnavais da 14 de Julho. “Segundo pesquisas históricas, o carnaval de rua de Campo Grande nasce na 14 de Julho. A partir de 1912, 1913 começam a se realizar corsos com aqueles carros decorados, festivos que saíam em desfiles pela rua. Aí depois os blocos começam a surgir e desfilam na 14 e na década de 1970 é legitimado nesse espaço com as escolas de samba até o carnaval ser retirado do centro. Nós estamos celebrando a memória da cidade, os carnavais da 14 de Julho”, pontua.

  • Concentração: Rua Antônio Maria Coelho, 1189
  • Cortejo: sai às 20h até a Rua Marechal Cândido Rondon, 1.500.

Sexta-feira (9)

Bloco Reggae

O Bloco Reggae, que vai às ruas na sexta, é o segundo bloco de rua criado em Campo Grande, e surgiu logo após o Cordão Valu, em 2011, no formato de Bloco Sujo de Carnaval.

“Homens se vestiam de mulher e mulher de homem para curtir ao som dos sambas enredos, marchinhas, maracatu e um pouco de reggae, com cortejo, atrás do carro de som, ao som das marchinhas de carnaval. Em 2018, com a explosão de blocos de rua e com o desuso da fantasia de travesti, ‘Travesti não é fantasia de Carnaval’, resolvemos mudar definitivamente para Bloco Reggae e assumir as cores do reggae, verde, amarelo, vermelho e preto que simbolizam a união de todas as raças”, diz Diego Manciba, o coordenador do bloco.

O tema para esse ano é ‘Máximo Respeito’, um termo muito usado na cultura reggae, que simboliza o respeito na sua maior expressão entre todos os seres humanos. “Dentro desse tema existem tópicos da campanha: ‘Não é não; Beba com Moderação e Conscientização sobre Álcool e Direção; Cada um Cuida do Seu Lixo; Respeito à Diversidade; Solidariedade em Ação; Preservação do Patrimônio Histórico’. No dia, o Instituto Causadores da Alegria estará arrecadando usadas, agasalhos”, conclui.

  • Local: Monumento Maria Fumaça, na Orla Ferroviária
  • Horário: das 15h às 23h

Bloco Só Love

Estreando no circuito oficial de Campo Grade, o Bloco Só Love surgiu a partir do desejo de seu fundador, Guilherme dos Santos Ramos, de contribuir para o fortalecimento do carnaval de Campo Grande.

“Sou de Campo Grande, mas morei no por alguns anos e desde que retornei, quis contribuir para o fortalecimento do carnaval de Campo Grande. Queria um bloco que tivesse exatamente o que me faz ser apaixonado por essa data, celebrando as músicas que cresci ouvindo nas matinês e blocos que minha mãe me levava”, conta.

“Esse ano vamos explorar a brasilidade como tema, com direito a roda de samba e muita música que o brasileiro gosta. Vai animar a folia o Grupo Samba do Caramelo, além de mais dois DJs”.

  • Endereço: Rua General Melo
  • Horário: das 18h às 23h

Bloco Farofolia

O Bloco Farofolia inaugura a folia carnavalesca na Esplanada Ferroviária nesta sexta. Mais de 15 atrações culturais se apresentam este ano e, como não poderia deixar de ser, o foco da programação é a diversidade.

Neste ano o Farofolia nomeia a rua Dr. Temistócles como “Travessa Bandeira” para transformar a região da Esplanada em um ponto de acolhimento focado na saúde e bem-estar dos foliões LGBTs. Para marcar esse batismo, a localização estará totalmente decorada para o Carnaval, com tecidos coloridos decorando até mesmo os postes da região.

Local: Esplanada Ferroviária
Horário: das 17h às 23h

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Verticalização do Parque dos Poderes causaria de morte de aves a enchentes e caos no trânsito

Dois homens são esfaqueados em briga com ameaças em Anastácio

Funesp revoga autorização e entidades de esporte devem deixar o Guanandizão

VÍDEO: Motociclista tem moto apreendida e questiona ‘vista grossa’ para pneus carecas de caminhão guincho

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

Novo Minha Casa Minha Vida deve aquecer venda de imóveis de até R$ 500 mil em MS; veja simulação

Últimas Notícias

Sem Categoria

Acidente com ônibus deixa 7 mortos no RS

Cerca de 31 acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria estavam no veículo

Mundo

Comissão Europeia aprova plano de € 1,5 bi da Polônia para resseguro de risco com Ucrânia

Plano é para facilitar fluxos comerciais entre os países

Polícia

Polícia encontra kit de rádio amador quando investigava maus-tratos no Taveirópolis

O local estava abandonado pelo suspeito, um homem que já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas.

MidiaMAIS

Depois de ouvir do marido que era feia, ela se curou por meio das fotos e hoje ajuda mais mulheres

Erika teve a autoestima destruída pelo próprio companheiro e só recuperou o amor próprio através da fotografia