Pular para o conteúdo
Evento

Série documental sul-mato-grossense, A Alma da Nossa Música estreia nesta quarta

"A Alma da Nossa Música – Episódio 1 Marcelo Loureiro" também terá sessões exclusivas para estudantes da rede estadual de ensino
João Ramos -

Abordando a música fronteiriça sul-mato-grossense a partir do talento do multi-instrumentista Marcelo Loureiro, a série documental “A Alma da Nossa Música” estreia nesta quarta-feira (25). O primeiro episódio será exibido para convidados às 19h30 no do Shopping Bosque dos Ipês.

Um dos ícones da música instrumental sul-mato-grossense, Marcelo vem se destacando no cenário musical nacional e internacional por emprestar a genialidade de seus arranjos sofisticados e contemporâneos para clássicos da polca, da guarânia e do chamamé, oferecendo uma nova roupagem para antigos sucessos desses gêneros musicais.

“A Alma da Nossa Música” é o primeiro projeto da jornalista, roteirista e diretora de audiovisual Ana Carla Loureiro e viaja pela infância de Marcelo, seu primo. “A ideia desse nasceu durante a pandemia, quando fui à casa do Marcelo, que é meu primo, para ajudá-lo com a gravação de um vídeo”, conta a autora.

“Na ocasião, ele me mostrou um arranjo que havia feito para ‘Mi Dicha Lejana’, composição de Emídio Ayala, música que nosso avô, Poty Loureiro, gostava muito. Marcelo me contou, então, que tinha uma imagem dele, ainda menino, tocando essa mesma guarânia com nosso avô, um músico autodidata que influenciou muito a carreira do Marcelo. Foi aí que sugeri de fazermos algo com aquele material”, revela Ana Carla.

A partir desse encontro, a jornalista teve a ideia de fazer uma série documental sobre músicos e músicas do Estado, sendo Marcelo a abrir o projeto.

A Alma da Nossa Música

As gravações do aconteceram entre os meses de junho e julho deste ano e a equipe de filmagem percorreu seis cidades do estado: , Sidrolândia, , Guia Lopes da Laguna, Jardim, Bela Vista, e duas cidades do Paraguai, Bella Vista Norte e Assunção.

O documentário traz, também, dramatizações para ilustrar a história pessoal do músico. O destaque é a participação de Carmen Insfran, de 90 anos, paraguaia radicada no Brasil há mais de oito décadas. Tia Chola, como é carinhosamente conhecida entre a família Loureiro, interpreta a avó de Marcelo e de Ana Carla, Maria Arrua Loureiro, cunhada de Chola, que morreu no início da pandemia, aos 96 anos.

A direção de fotografia do vídeo é de João Paulo Gonçalves, a direção de produção de Nayara Ferreira, o sound design de Adilson Fernandes Big e a montagem e finalização de Gladson Beda e Fabio Ferelli.

Onde assistir

O vídeo será disponibilizado via plataforma digital gratuita no YouTube, logo após a estreia, e poderá ser acessado gratuitamente. Mais informações sobre o documentário podem ser acessadas na página do projeto no Instagram: @aalmadanossamusica.

“A Alma da Nossa Música – Episódio 1 Marcelo Loureiro” também terá sessões exclusivas para estudantes da rede estadual de ensino, com bate-papo com o artista e representantes da equipe do projeto após a exibição.

a alma da nossa música

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Código penal promete castigo a quem tenta abolir Estado de direito e golpe de Estado, diz Gonet

VÍDEO mostra acidente que matou servidor da Câmara Municipal em Campo Grande

‘Preciso trabalhar’: campo-grandenses se dividem sobre acompanhar julgamento de Bolsonaro

Motorista que matou jardineiro durante colisão em Dourados presta depoimento e é liberado

Notícias mais lidas agora

Acompanhe AO VIVO: STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

Conselho Tutelar tem 10 dias para explicar falhas ao atender Emanuelly em Campo Grande

Semana de Canonização: veja programação desta terça na Capela do Milagre em Campo Grande

gaby spanic a usurpadora a fazenda

A Fazenda é real? No Brasil, Gaby Spanic retoma visual de A Usurpadora dias antes de reality

Últimas Notícias

Trânsito

Servidor da Câmara teria sido arremessado a 10 metros ao ser atingido por caminhonete em Campo Grande

Servidor havia acabado de deixar o trabalho quando foi atingido pela Hilux

Emprego e Concurso

Sindicato oferece 20 dias de cursos profissionalizantes gratuitos em Campo Grande

As aulas incluem formação para atuar em áreas como limpeza, copa, portaria e administrativas

Política

‘Perda irreparável’, lamenta vereador Papy sobre assessor morto em acidente

Wagner de Souza Pereira pilotava uma motocicleta quando foi atingido por uma caminhonete no centro de Campo Grande

Transparência

TJMS teve mais de R$ 257 milhões depositados em ativos judiciais em agosto

Cinco municípios seguem com déficit de recomposição