A Sul-Mato-Grossense de Letras, a mais representativa entidade literocultural do Estado, comemora 48 anos de existência nesta quarta-feira (30), e para isso preparou programação especial para o evento que ocorrerá nesta quinta (31) na sua sede, situada na Rua 14 de Julho nº 4653 – Altos do São Francisco, .

O tradicional evento cultural “Chá Acadêmico” da ASL desta quinta (31), a partir das 19h30, que também lembrará o já saudoso acadêmico Abílio de Barros falecido na última segunda-feira (28), apresentará uma concisa palestra com o poeta e repentista Ruberval Cunha, que explanará sobre o tema: “Encontros para a poesia…” e, em interação com o público, ilustrará tudo com performances especiais do seu conhecido “Improviso Guaicuru”.

Além da abertura artística especialmente elaborada, outra atração do evento será a participação de Roseléia Valadão, artista plástica, poeta e professora, que pintará um quadro temático ao vivo (no palco da ASL) durante a programação. E, na parte final, haverá a inauguração da Sala “Prof. Arassuay Gomes de Castro” nas dependências da instituição. Autor de várias obras, o Professor Arassuay (1926 – 2005) foi membro e presidente da ASL.

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras completa 48 anos e prepara programação especial para esta quinta-feira
(Divulgação, ASL)

O escritor e acadêmico José Couto Vieira Pontes, um dos fundadores da Academia, assim disse em recente depoimento: “Ao longo destas décadas, a ASL cobriu-se de glória, seja pela repercussão nacional de suas promoções culturais, seja pela produção literária de alto nível dos seus membros. O embrião da entidade foi o vitorioso lançamento da consagrada obra de Ulisses Serra, “Camalotes e Guavirais”, no dia 13/10/1971, em Campo Grande, uma noite de autógrafos inesquecível, até então jamais vista no Estado. Dezessete dias depois, em 30/10/1971, o confrade Ulysses Serra, numa manhã cheia de sol e cânticos de pássaros, convidou o poeta Germano Barros de Souza, bem com o autor destas linhas, e seguimos todos para a Estância Gisele, de propriedade de Ulysses”, relembra o escritor.

“Quando o bate-papo literário já prosperara bastante, Ulysses subiu num caixote e disse aos companheiros: ‘A Academia de Letras e História de Campo Grande está fundada'. Nascia, assim, o nosso sodalício, à sombra do arvoredo, como no Jardim de Academos, na Grécia Antiga. Nessa histórica reunião, Ulysses Serra recitou versos de seu pai, o notável poeta Arnaldo Serra, autor do livro Aromita; Germano declamou poesias de seus vates preferidos, inclusive Júlio Salusse; eu me lembrei de Vicente de Carvalho e Augusto dos Anjos”, finalizou.

A instalação oficial da Academia aconteceu no dia 13 de outubro de 1972, no saguão do Campo Grande, e o nome Academia Sul-Mato-Grossense de Letras veio no final de 1978, com o advento do novo Estado (Mato Grosso do Sul). Aos moldes da ABL, a ASL possui 40 cadeiras vitalícias e mantém uma história marcante voltada para a defesa do vernáculo e o cultivo da autêntica arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura nacional e estadual.

A atual diretoria da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras é assim constituída: Presidente – acad. Henrique Alberto de Medeiros Filho; – acadª. Raquel Naveira; Secretário-geral – acad. Rubenio Marcelo; Secretário – acad. Samuel Medeiros; Tesoureira – acadª. Elizabeth Fonseca; e Segundo-tesoureiro – acad. Valmir Batista Corrêa. Maiores detalhes, como a composição atual de suas cadeiras, notícias recentes, edições dos suplementos culturais, artigos etc, podem ser conferidos no site oficial da Academia.