O mês de junho é realmente um convite para sair de casa, com muitas festas típicas e comilança. No entanto, é também o período em que o inverno dá as caras, com algumas mudanças no tempo. E se a previsão por aqui é de friozinho, é nítido o convite que o aconchego de casa faz, de ficar ali e aproveitar, seja assistindo a um filme ou então convidando os amigos e preparando aquela comidinha gostosa.

E o fondue é uma opção que proporciona uma experiência divertida, desde o preparo, além de agradar todo tipo de paladar. Quem não tiver as panelas de cerâmicas, que são específicas para este prato, pode pegar algum vasilhame de inox ou alumínio e escolher garfinhos para mergulhar no fondue e potinhos para servir os ingredientes e molhos na mesa.

Para uma receita fácil, é necessário usar 400 gramas de queijo curado, um copo de requeijão, um dente de alho, noz-moscada se gostar e 50 ml de vinho branco. Primeiro use o dente de alho para esfregar bem na superfície interna da panela, que será usada para preparar a fondue.

Coloque em fogo baixo e acrescente o vinho e o requeijão, mexendo bem. Depois acrescente o queijo minas e forme um creme elástico e homogêneo. Tempere com noz-moscada a gosto e sirva. Use pedaços de pães, legumes, carnes, batatas e, quem quiser acrescentar o doce, faça quadradinhos de goiabada para mergulhar no fondue. Bom apetite!