É tão difícil, raríssimo, encontrar picolés ou sorvetes do sabor laranja em supermercados e sorveterias. A fruta é uma das mais queridas pelos brasileiros, mas poucos fabricantes se atrevem a produzir produtos com esse gosto.

Não seja por isso, faça você mesmo o seu sorvete de laranja caseiro e não passe vontade de saborear algo gelado com o sabor dessa fruta cítrica que faz toda a diferença e ajuda a refrescar. Confira o passo a passo:

Ingredientes:

  • 6 laranjas
  • 250 g de açúcar branco
  • 500 ml de água
  • Suco de meio limão (opcional)

Modo de preparo:

  1. O primeiro passo para elaborar o sorvete de laranja é extrair o suco de cada uma das laranjas. Para isso é preferível que escolha laranjas que estejam bem maduras, assim se certificará de obter uma boa quantidade de suco. Corte as laranjas ao meio e esprema uma por uma. Se quiser eliminar os restos de polpa de laranja, o melhor é, ao finalizar, coar o suco obtido.
  2. Coloque uma panela pequena no fogo e adicione nela a água e o açúcar. Mexa sem parar para que ambos os ingredientes se fundam enquanto se esquentam em fogo lento e se cria uma espécie de calda.
  3. Uma vez que o açúcar tenha se dissolvido por completo na água, acrescente o suco de laranja que espremeu e adicione, se for do seu agrado, o suco de meio limão. Assim, intensificará o sabor cítrico do sorvete de laranja.
  4. Mexa bem todos os ingredientes durante uns 5 minutos e quando a mistura estiver uniforme e homogênea, coloque-a em um recipiente de vidro. Agora só precisa introduzi-lo no congelador e ir retirando-o a cada hora para quebrar aqueles pequenos cristais de gelo que vão se criando na superfície. Repita este passo até ao momento exato de servir.
  5. Com estes passos, já estará pronto seu sorvete de laranja e só vai faltar decorar a gosto. Pode fazê-lo colocando um pouco de raspa de casca de laranja ou adicionando umas pequenas folhas de hortelã na superfície.