Pular para o conteúdo
Receitas e Culinária

Linguiça tradicional de Maracaju é o segundo produto a receber o Selo Arte em MS

A tradicional Linguiça de Maracaju é o segundo produto de Mato Grosso do Sul a receber o Selo Arte, a certificação que possibilita a venda do produto em todo o país. A Semagro (Secretaria de meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) fez a entrega do documento, nesta sexta-feira (22), para a Casa de […]
Arquivo -

A tradicional Linguiça de é o segundo produto de Mato Grosso do Sul a receber o Selo Arte, a certificação que possibilita a venda do produto em todo o país. A (Secretaria de meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) fez a entrega do documento, nesta sexta-feira (22), para a Casa de Carne Big Boi.

O açougue existe há 21 anos em Maracaju, mas a produção da linguiça tradicional que leva o nome da cidade acontece há 25 anos. O proprietário Adão Correa explica que, atualmente, produz 500kg por semana da linguiça, que é o carro chefe do seu açougue.

“A gente vem sempre batalhando para ter o melhor produto, fomos atrás do SIM (Selo de Inspeção Municipal) e soubemos do Selo Arte. Para nós tudo que vem para agregar é importante. Agora esperamos aumentar a produção e mandar a linguiça para todo o país”, afirma o empresário.

O secretário da Semagro, , destaca que para ter o Selo Arte é necessário um bom sistema de inspeção municipal em conjunto com a assistência técnica da Iagro. “Este é o primeiro Selo Arte entregue para um produto de origem de carnes e o primeiro de Maracaju. A linguiça é patrimônio do Estado e o selo vem para expandir a produção”.

Instituído em novembro de 2019, o Selo Arte possibilita que produtos artesanais de origem animal, mesmo tendo apenas a certificação sanitária do município (SIM), possam ser comercializados em todo o Brasil. A certificação é uma maneira de incentivar a produção artesanal e dar condições de comercialização, desde que atendam a padrões de regulamentação.

O doce de leite Ponto Alto, produzido em , foi o primeiro de Mato Grosso do Sul a receber o Selo Arte e o primeiro da categoria a receber a certificação no país. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desde 2019, quando o Selo Arte foi regulamentado, 52 Selos Arte já foram concedidos, sendo a maioria para produtores rurais de , grandes produtores de queijo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeitura de Campo Grande não confirma ataque hacker e garante que dados estão seguros

Surto de sarampo em países vizinhos leva campo-grandense a esperar 2 horas por vacina

Discussão generalizada termina em tentativa de homicídio na Vila Popular

VÍDEO: motorista perde o controle e invade loja de roupas em Sidrolândia

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Luso Queiroz

Ex-candidato a prefeito pelo PSOL se filia ao PT para disputar como deputado

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Próxima semana inicia com 1,7 mil vagas em Campo Grande

Oportunidades são em várias áreas e exigem diferentes níveis de especialização

Trânsito

PRF flagra caminhoneiro com ‘rebite’ após 19 horas seguidas dirigindo entre MG e MS

Motorista percorreu 1,6 mil km entre os dois estados

MidiaMAIS

Além de Ana Castela, Kaio e Gabriel, Eduardo Costa e Jads e Jadson são confirmados na Expogenética

Ana Castela foi a primeira confirmada na feira agropecuária, que acontece no final de outubro em Campo Grande

Le Blog Maria Antonia

Jay-Z lidera Forbes e se torna o artista mais rico da música em 2025

Jay-Z foi coroado pela Forbes como o músico mais rico do mundo em 2025, com uma fortuna estimada em US$ 2,5 bilhões. O rapper, produtor e empresário americano de 55 anos, cujo nome verdadeiro é Shawn Carter, superou todos os demais artistas do cenário musical global em termos de patrimônio acumulado. A publicação destacou que … Continued