Sabe quando abrimos a geladeira e pegamos aquele pote de sorvete com dentro? Ele pode ser o principal alimento para você preparar uma refeição saborosa para o novo dia! Separamos três deliciosas dicas e receitas para você reaproveitar o feijão que sobrou da semana e evitar o desperdício desse alimento que ficou precioso em 2020.

Contando desde o começo do ano, o preço do feijão disparou, aumentando em média 33% no país. Considerando os últimos 12 meses, o aumento chega aos 41%. Em vários estados, o quilo custa hoje algo acima da casa dos R$ 10,00, chegando em alguns lugares a se igualar a um pacote de 5kg de arroz.

O feijão é fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9 (que colaboram para o bom funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea); em proteínas e minerais (potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio) e lisina, aminoácido que contribui para o crescimento de crianças e adolescentes, essencial, mas que o corpo não produz.

Confira 3 dicas práticas para reaproveitar as sobras de feijão:

Tutu de feijão

comida-mineira

Ingredientes do Tutu de feijão rapidinho

  • 100g de bacon em cubos
  • 1 gomo de linguiça calabresa em cubos
  • 1 cebola em cubos
  • 1 dente de alho picado
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de feijão cozido com caldo
  • Sal, molho de pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca (aproximadamente)

Modo de preparo

Aqueça uma panela em fogo médio e refogue o bacon na própria gordura por 3 minutos. Adicione a linguiça e frite até dourar. Acrescente a cebola, o alho e refogue por 2 minutos. Despeje o feijão e deixe levantar fervura. Tempere com sal, pimenta e junte a farinha, aos poucos, mexendo até obter a consistência desejada. Se necessário, acrescente mais farinha. Despeje em uma travessa, polvilhe com cheiro-verde e sirva.

Caldinho de Feijão

Sobrou feijão? 3 receitas rápidas para evitar o desperdício

Ingredientes

5 xícaras (chá) de feijão-carioca cozido com o caldo
1 e 1/2 xícara (chá) de água
1 cubo de caldo de carne
200g de bacon em cubos
1 cebola picada
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
1 xícara (chá) de couve picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

No liquidificador, bata o feijão com a água e o caldo de carne. Em uma panela, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura até dourar. Adicione a cebola e frite por 2 minutos. Junte o feijão batido, a couve, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 5 minutos ou até encorpar. Transfira para uma sopeira, polvilhe com cebolinha e sirva em seguida.

Farofa de Feijão 

Sobrou feijão? 3 receitas rápidas para evitar o desperdício

Ingredientes

1 xícara (chá) de bacon em cubos
3 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 e 1/2 xícara (chá) de feijão-preto cozido al dente sem caldo
1/2 xícara (chá) de amendoim torrado sem pele
1/2 xícara (chá) de pimenta-biquinho
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
Sal e cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura até começar a dourar. Adicione a manteiga, a cebola, o alho e refogue por 2 minutos. Acrescente o feijão, o amendoim, a pimenta e refogue por 2 minutos. Junte a farinha, tempere com sal, cheiro-verde e misture. Sirva.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no Instagram – @midiamax