Com o tempo nublado, nada melhor que um café quente e um bolo fofinho. Grande parte das receitas de bolo de mandioca são de bolo mole, úmido e cremoso. Ou são preparadas com massa de mandioca (puba), um ingrediente por vezes difícil de encontrar para comprar.

Por isso, pensando em quem gosta de bolos crescidos e fofinhos e valoriza o preparo fácil com ingredientes que sempre temos em casa! Feita no forno, essa receita é econômica e sem glúten.

Aprenda como fazer bolo de mandioca fofinho com leite condensado, mandioca crua, farinha, ovos, óleo, leite de coco, coco ralado e fermento. Preparado bem facilmente no liquidificador, esse bolo de mandioca crua fica uma delícia para servir no café da manhã ou da tarde. Confira o :

Ingredientes

  • 1 quilograma de mandioca crua
  • ½ xícara de farinha de trigo (70 gramas)
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 ovos médios
  • 100 mililitros de óleo
  • 1 vidro de leite de coco (200 ml)
  • ½ pacote de coco ralado (50 g)
  • 1 colher de sopa de fermento químico

Modo de Preparo

Descasque a mandioca e rale finamente. Depois bata essa mandioca ralada no liquidificador com 1 xícara de água, coe usando um pano ou peneira e esprema com força, para eliminar o máximo de líquido que conseguir. Coloque a mandioca crua ralada numa tigela e misture com a farinha peneirada.

Dica: Utilize, de preferência, um pano alvejado.

ANÚNCIO

Separe as gemas das claras e bata as gemas de ovo no liquidificador com o leite condensado, o leite de coco, o óleo e o coco ralado. Adicione essa mistura na tigela com a mandioca e misture bem.

Dica: Pré-aqueça o forno nos 180ºC.

À parte bata as claras de ovo com a batedeira até ficarem bem firmes – isso é importante para conseguir um bolo de mandioca fofinho e crescido! Quando estiverem no ponto, incorpore delicadamente na massa do bolo.

Dica: Para bater as claras mais rapidamente adicione nelas 1 pitada de sal antes de bater.

Por fim acrescente o fermento e misture levemente. Coloque a massa numa forma de bolo untada (22 a 24 cm) ou tabuleiro (aproximadamente 23 x 33 cm) leve ao forno nos 180ºC por 35 a 40 minutos ou até passar no teste do palito.

Retire o bolo do forno, deixe esfriar um pouco e desenforme. Deguste acompanhando com uma xícara de café.

ANÚNCIO