Pular para o conteúdo
Receitas e Culinária

Chefs de MS são indicados ao Prêmio Dólmã, o Oscar da Gastronomia Brasileira

Três chefs do Mato Grosso do Sul foram indicados ao Prêmio Dólmã, um dos mais influentes na gastronomia brasileira e considerado o Oscar da Categoria
Arquivo -

Três chefs do foram indicados ao Prêmio Dólmã, um dos mais influentes na brasileira e considerado o da Categoria. A edição 2019 será realizada nos dias 26 a 28 de março de 2020, em Teresina, capital do Piauí, 6° estado anfitrião da premiação.

O objetivo do Prêmio Nacional DÓLMÃ é reafirmar, reconhecer e valorizar a dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para a economia brasileira. O prêmio é itinerante, ou seja, a cada ano, é realizada em um estado brasileiro.

O Prêmio Dólmã é nacional e instituído em duas categorias: Categoria Estadual, que premia 1 chef por estado entre os 3 chefs indicados, e a Categoria Nacional, que premia 1 chef Nacional entre os 5 chefs indicados, sendo 1 de cada região brasileira.

De Mato Grosso do Sul, foram indicados os chefs Helen Braz, do Tropeiro Gastrô e Tropeiro Gourmet em ; Marlon Libório, do Revier Gastronomia em ; e Ricardo Mereb, do também campograndense Bada Bar.

Indicados

Helen Braz

Chefs de MS são indicados ao Prêmio Dólmã, o Oscar da Gastronomia Brasileira

Dona do restaurante Tropeiro Gastrô Marmitaria, e do recém inaugurado Tropeiro Gastrô Gourmet, localizado na Rua Yokoama, 231 e especializado em comida regional e afetiva, a chef Helen Braz adapta receitas nacionais e internacionais usando ingredientes locais e faz releituras de pratos já existentes.

Adepta do slow food, a chef destaca a importância de despertar emoções através da gastronomia, que é a expressão da cultura de um povo através de seus ingredientes. Além dos restaurantes, também implantou o curso técnico de Chef e Confeitaria no Instituto Mix de Profissões em fevereiro de 2019.Também é conselheira de ética da associação de profissionais de gastronomia de Mato Grosso do Sul – APGMS.

Chefs de MS são indicados ao Prêmio Dólmã, o Oscar da Gastronomia Brasileira

“Aquele que não valoriza o que é da terra, não pode ser feliz afetivamente. A comida afetiva vem da infância, lembra algo interessante e especial, despertando o prazer, além de ajudar na gastronomia e consequentemente o turismo”, reitera a ex-bancária que já atuou em vários estados brasileiros.

A chef teve como inspiração a avó Ruth, goiana, que começou a acompanhar na cozinha desde os 8 anos de idade. A infância ficou marcada pelo arroz com pequí. Há 15 anos se mudou para o Mato Grosso do Sul para estudar os ingredientes regionais e despertar essas memórias nos sul-mato-grossenses, trazer turistas através da gastronomia.

View this post on Instagram

O RISOTO está em alta na gastronomia há algum tempo, é um sucesso, quase uma unanimidade. Ele pode ser servido como entrada ou prato principal. O RISOTO que significa ” pequeno arroz” é um prato Italiano que surgiu no norte do país da velha bota. Mais precisamente na região da Lombardia. Segundo alguns historiadores, o RISOTO nasceu no século XI, quando os sarracenos trouxeram o grão. A receita original foi criada em 1574 numa festa de casamento. Segundo acervos históricos, o criador do RISOTO foi o Valério di Fiandra. Quando sua filha foi casar ele ofereceu um jantar aos convidados fazendo de um dos principais pratos o RISOTO. Durante a preparação, Fiandra deixou cair acidentalmente numa panela uma quantidade de açafrão, que segundo a lenda foi uma demonstração de ciúmes pelo casamento da sua filha. Após o jantar, o “acidente” na cozinha teve uma ótima aceitação e recebeu vários elogios. Nascia naquele momento o Risoto Allan Milanese(risoto a milanesa). No @tropeirogastrogourmet você encontra esse delicioso prato nas versões pantaneiro, frango defumado, limão siciliano e gorgonzola. Esperamos vocês no Tropeiro Gastrô Gourmet de segunda a sábado, das 18 às 23h. Rua Yokohama 231. (67)99284-1515.

A post shared by Tropeiro Gastrô Gourmet (@tropeirogastrogourmet) on

“Fiquei muito honrada com a indicação, estou muito feliz pois é prêmio máximo da gastronomia brasileira que vai abrilhantar minha carreira. Participei como convidada do prêmio que aconteceu aqui em Campo Grande em 2015 e é maravilhoso. Existe uma troca de conhecimento, de ingredientes regionais, de técnica e cultura. Ficarei honrada em trazer esse Prêmio e farei de tudo para divulgar cada vez mais a gastronomia sul-mato-grossense”, relembra a chef.

Contato: @tropeirogastrogourmet / (67) 99284-1515

Marlon Libório

Chefs de MS são indicados ao Prêmio Dólmã, o Oscar da Gastronomia Brasileira

Formado em Técnico Contábil e depois de mais de 10 anos de profissão não se sentia realizado profissionalmente. Então teve a oportunidade de gerenciar um dos melhores buffet do sul do Mato Grosso do Sul, onde o contato com a gastronomia foi despertado.

Na sequência, fundou a 3Magos, empresa de assessoria e organização de eventos, onde foi sócio-gerente por 6 anos, hoje apenas sócio. O contato com a gastronomia, levou o Chef a fazer o Curso de Tecnólogo em Gastronomia na Anhembi Morumbi, e o contato com o mundo acadêmico, o levou a Pós-Graduação em Gestão Educacional.

A frente do Revier Gastronomia, na Rua João Cândido da Câmara, 1058 em Dourados, também é o chef responsável pelo Buffet Marlon Libório Gastronomia, atendendo todo o sul do estado e o país vizinho Paraguai na cidade de Pedro Juan Caballero.

Chefs de MS são indicados ao Prêmio Dólmã, o Oscar da Gastronomia Brasileira

“O prazer que se sente quando ao olhar as pessoas provando, e se deliciando com os sabores e aromas que você fez, usando todo o seu conhecimento técnico, e lógico, o amor. Este é o ingrediente principal na lista de insumos de qualquer cozinheiro. Além do respeito ao alimento e a terra que nos fornece esse tesouro bruto”, relata o chef.

O chef também presta consultoria gastronômica na região da Grande Dourados e no país vizinho Paraguai. Atual vice presidente da associação de profissionais de gastronomia de Mato Grosso do Sul – APGMS.

Responsável pela implantação do primeiro curso de gastronomia do estado no Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN – Fundado em 2016, onde atua como Coordenador do curso e ministra as matérias de Habilidades Básicas e Eventos e Buffet.

“Meu agradecimento a indicação ao prêmio Dólmã, por me sentir com os mesmos propósitos que o Dólmã tem de valorizar a gastronomia local e a Brasileira, levando a gastronomia ao patamar que ela merece. Sempre será um prazer cozinhar e ajudar a difundir a nossa gastronomia. Se eu for premiado, farei valer o tão honroso Título de Chef Embaixador da Gastronomia Sul Mato Grossense”, finaliza Marlon.

Contato: @marlonliborio / (67) 99971-8727

Ricardo Mereb

Chefs de MS são indicados ao Prêmio Dólmã, o Oscar da Gastronomia Brasileira

Começou a estudar gastronomia em 2011 no SENAC no curso de cozinheiro profissional e logo após se formar entrou no mercado de trabalho. Começou como cozinheiro básico e logo foi promovido a chef. Tive a própria cozinha mas agora comanda a cozinha do BADA Bar, localizado na R. da Paz, 405 em Campo Grande.

Cozinheiro por vocação, cozinha desde criança com os familiares nas festas e reunião de família, onde descobriu que tinha prazer em servir as pessoas. Também é embaixador do projeto Cozinheiros do Bem, que tem o intuito de levar a mão de obra dentro das instituições de caridade transformando o evento em renda para instituições necessitadas.

View this post on Instagram

#ricardomereb #cozinheirosdobem #bada

A post shared by Ricardo Mereb (@ricardo_mereb) on

“Nunca tive a ambição de concorrer em nada, mas fiquei honrado em ser indicado, meu padrinhos foram o Daniel Barbosa, vencedor do prêmio em 2019, e o Marcílio Galeano, pessoas que eu tenho muito amor e carinho!”, conta o chef Ricardo Mereb.

Contato: @ricardo_mereb / (67) 99120-4755

Prêmio

Chefs de MS são indicados ao Prêmio Dólmã, o Oscar da Gastronomia Brasileira

O Prêmio Nacional Dólmã, PIAUÍ 2019/2020, começou desde o mês de maio de 2019 e seguirá até o mês de março de 2020, com a execução dos ENCHEFS Estaduais, com a divulgação da Relação Oficial dos 81 Chefs Indicados 26 estados e Distrito Federal, e dos 05 Chefs Nacionais das regiões brasileiras, com o processo de votação, concluindo com a execução do ENCHEFS Brasil e a Cerimônia 2019/2020.

A ideia da realização do prêmio é oportunizar o encontro de todos os Chefs Indicados a premiação, Chefs Embaixadores e todos os apaixonados pela gastronomia brasileira. Iremos ampliar a Feira dos Estados, com a participação integral dos estados brasileiros, através dos estandes, que apresentarão suas riquezas históricas, culturais, turísticas e econômicas, e das Caravanas dos estados.

Além disso, será executado na programação oficial do ENCHEFS Brasil o Fórum Brasileiro Gastronômico, um aprofundamento dos debates acadêmicos a respeito do presente/futuro da cultura, do turismo e da economia dos estados brasileiros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moradores e crianças de condomínio estão assustados após prisão de jornalista acusado de estupro

Ela não veio! Noivo de Taylor Swift chega ao Brasil sem a cantora: ‘Ela odeia’

Há quase 2 anos na fila, ‘Manga’ quer acabar com o tabu da morte para incentivar doação de órgãos

Fumacê amplia o combate à dengue em sete bairros nesta quinta; confira o itinerário

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

Após 77 dias internada, Dayane morre na Santa Casa vítima de tiros do ex-marido

VÍDEO: Adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

PF e Receita prendem seis e apreendem R$ 600 mil em ‘muamba’ em Dourados

Últimas Notícias

Polícia

‘Nossa guerreira’: amigos lamentam morte de Dayane, vítima de feminicídio em Nova Alvorada do Sul

Baleada pelo marido, ela ficou mais de dois meses internada e morreu nesta quarta-feira

MidiaMAIS

VÍDEO: Sucuri puxa urubu pela cabeça em cena ‘insana’ no Pantanal de Mato Grosso do Sul

"Simplesmente uma das coisas mais doidas que já vi", diz bióloga que filmou sucuri ansiosa para comer urubu

Mundo

Funcionário da Petrobras morre após cair no mar em acidente na Coreia do Sul

O brasileiro Rodrigo Reis Barreto, 39 anos, caiu no mar durante um teste de carga na plataforma de pretróleo P-79

Polícia

Mãe clama por justiça no julgamento de execução do ‘Opalão do PCC’

Eriton Amaral de Souza é julgado pela morte de Mateus Pompeu Dias, no Tribunal do Júri de Campo Grande