As batatas gratinadas no forno são um prato que acompanha muito bem carnes, peixes ou menus vegetarianos, afinal as batatas são um produto muito versátil da cozinha pois podem ser preparadas de diversas maneiras. O melhor não é só isso, a batata também é um alimento muito barato.

Se você quer provar essa receita de batata gratinada com creme de leite e parmesão, veja o completo. Esse acompanhamento pode fazer parte de momentos marcantes do ano como o Natal, ou jantares de aniversário. Por ter como sua base um carboidrato, satisfaz rápido e tem um orçamento baixo. Confira a receita que leva apenas 45 minutos e rende 6 porções:

Ingredientes

  • 6 batatas médias
  • 1 colher de café de pasta de alho
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1 lata de creme de leite
  • 6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de pimenta-do-reino

Modo de Fazer 

Lave as batatas e coloque para ferver durante 15-20 minutos ou até que estejam macias. Quando estiverem prontas, tire do fogo, escorra a água e corte em rodelas. Para que elas cozinhem mais rápido, corte-as no meio. Enquanto as batatas estiverem cozinhando, unte com manteiga uma forma que possa ir ao forno. Em seguida, unte toda a base com uma colher se sopa de pasta de alho, para que esse prato de batata gratinada no forno fique ainda mais saboroso.

Misture um pouco de manteiga derretida com um pouco da pasta de alho (aproximadamente 1 colher de sopa). Se quiser coloque também um pouco de ervas aromáticas, como salsinha picada ou cebolinha. Reserve essa manteiga de alho e pré aqueça o forno a 200ºC.

Prepare o creme para deixar essa receita de batata gratinada com creme de leite e queijo ainda mais gostosa. Para isso você deve misturar o creme de leite com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Na forma untada, coloque uma camada de batata, um pouco da manteiga de alho e um pouco do creme do passo anterior. Repita até que os ingredientes terminem – tenha em conta que a última camada deve ser de creme.

Adicione o queijo parmesão ralado por cima e leve as batatas para o forno nos 200ºC por 15-20 minutos ou até dourar. Quando você ver que o queijo gratinou (ou seja, que derreteu e dourou) significa que a sua receita de batata gratina está pronta.