A salada de forno é uma opção saudável para quem, no inverno, torce o nariz para comer aquele prato saudável, rico em fibras e nutrientes. Versátil, a receita desta semana é fácil de preparar e abre um leque imenso quanto a adaptações.

A ideia é utilizar pelo menos 3 ou 4 legumes de cores e ‘famílias' diferentes – por exemplo, se adicionar batata-doce, evite usar batata. Você pode usar o que tiver na geladeira e escolher seu próprio tempero. Você ainda pode escolher entre cortar os legumes fatiados ou em cubos.

Se desejar, faça um pré-cozimento dos vegetais que levam mais tempo para estarem prontos, como a cenoura. Outros, como brócolos e berinjela, podem ser levados ao forno crus.

Ainda, para deixar mais proteica, adicionar lascas de frango ou bacalhau já cozidos. Adicionar ovos de codorna ou de galinha cortados em quatro depois de pronta, é outra possibilidade.

Cobrir com cebola e tomate fatiados deixa a salada de forno mais suculenta e ajuda no cozimento dos ingredientes adicionados crus à receita.

Confira a receita, que na verdade é apenas uma ideia para você criar sua própria salada de forno.

Salada de Forno I

Salada de forno
(Reprodução/Pinterest)

Ingredientes

1 berinjela
1 abóbora de pescoço
4 tomates
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (café) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino preta moída
2 ramos de alecrim

Modo de Preparo

Corte a berinjela, a abóbora e os tomates em rodelas finas. Coloque os vegetais em um recipiente e tempere com azeite, sal, pimenta e um dos ramos de alecrim (retire os filetes). Em uma assadeira ou recipiente que possa ir ao forno, monte uma sequência com as rodelas de vegetais enfileiradas (verticalmente): berinjela, abóbora, tomate, berinjela, abóbora e tomate. Vá preenchendo todo o recipiente. Coloque o outro ramo de alecrim sobre a preparação já montada, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 30 minutos. Passado este período, retire o papel e deixe no forno por mais 20 minutos. Sirva.

Salada de Forno II

Salada de forno

Ingredientes

Batatas-bolinha com a casca
Vagens
Cenoura
Cebolinhas para conserva
Dentes de alho descascados
Salsa, cebola e alho desidratados
Orégano
Pimenta-calabresa
Azeite
Sal

Modo de preparo

Lave bem as batatas e corte-as ao meio, sem tirar a casca. Corte as vagens também ao meio. As cenouras em palitos. Coloque as batatas, as vagens e a cenoura numa travessa que possa ir ao forno. Junte as cebolinhas e os dentes de alho descascados. Tempere com salsa, cebola e alho desidratados, orégano, pimenta-calabresa, sal e azeite a gosto. Cubra com papel laminado e leve ao forno quente por 30 minutos coberto e mais 10 minutos descoberto para dar uma dourada.

Para mais receitas e assuntos sobre cozinha e , clique aqui.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga a gente no Instagram: @midia_mais_