Em homenagem ao Dia da Imigração Japonesa, o MidiaMAIS preparou uma receita tipicamente oriental, mas tão apropriada pelos campo-grandenses: o nosso querido sobá. Os ingredientes são básicos e o modo de preparo também é simples.

Mas antes da receita, um pouquinho da história deste prato que virou até monumento aqui na Capital e ainda é tombado como patrimônio cultural imaterial. A origem do sobá é dos imigrantes que vieram de Okinawa para Mato Grosso do Sul há mais de 100 anos. Com o tempo, a comida acabou caindo no gosto popular até virar tradição e carro-chefe da Feira Central.

Então, pegue papel e caneta e anota a receita:

Ingredientes

1 pacote de macarrão para sobá ou udon (500 g)
8 ovos (para fazer a omelete)
1 maço de cebolinha
600 g de carne (lombo/contra file/filé mignon) cortado em tiras bem finas temperado somente com molho de soja (usar alho no tempero altera o sabor do sobá)
2 gengibres grandes descascados (150 g)

Para o caldo

2 litros de água fervente
200 ml de molho de soja
1 gengibre descascado inteiro
Talo da cebolinha que sobrou (parte branquinha)
Ajinomoto (opcional)

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão em água fervente 3 a 4 minutos (ponto é al dente) e reserve. Frite a carne com pouco óleo ou azeite (senão o caldo fica gorduroso) e reserve também.

Na sequência, lave a cebolinha, deixe escorrer a água totalmente e depois seque com papel toalha (isto é para retirar a baba, escolha sempre as mais fininhas e novinha). Depois disso é só cortar e reservar.

Para a omelete, bata os ovos com sal a gosto e prepare como se estivesse fazendo panqueca, não tem erro, só que é com ovo. Depois corte em tiras finas e deixe separado. Bata o gengibre no liquidificador com 50 ml de água, até ficar com a aparência de ralado.

Para o caldo, deixe ferver por 40 minutos e nesse tempo acrescente mais água (mais ou menos 1 litro e meio), caso reduza muito.

Montagem

Em uma tigelinha, coloque uma porção de macarrão, coloque o caldo em quantidade que quase cubra o macarrão. Por cima coloque uma porção do ovo cortado em tiras, uma porção de cebolinha, e uma porção da carne, sempre um do lado do outro. Então, é só servir.