Massas à base de legumes são nova sensação

Dentro de uma onde o glúten, componente de muitas farinhas, muitas vezes deve ser evitável, o legume pode ser um grande aliado na hora de matar a vontade de comer aquela massa deliciosa. E não somente isso: porque não introduzir em nossa mesa mais produtos com menos calorias, e mais nutrientes? Dessa forma, os legumes ganham um papel de destaque nos pratos e conquistam com várias possibilidades de preparo. 

Trocar a massa pelo legume pode parecer difícil, mas não é. É o que explica a chef de cozinha Marcela Nascimento. “Quem ama massas e quer se livrar de aditivos, do glúten, de carboidratos pobres e enriquecer sua dieta pode contar com os legumes para isso, o que muda na verdade é o preparo desse legume”, enfatiza. 

 

Troque o macarrão por abobrinha fatiada com um delicioso molho vermelhoRecentemente, segundo Marcela, a grande sensação é o talharim ou espaguete de abobrinha. O preparo é tão simples e a receita tão incrível que Marcela até brinca que “podíamos ter pensado nisso antes”. Tudo começa com uma abobrinha italiana com a casca bem lavada, que tem toda a sua lateral cortada em tiras com um cortador próprio para legumes. “Primeiro você corta nas tiras para ficar parecendo um macarrão mesmo.

Prepare um molho da sua preferência, como bolonhesa, creme bechamel com creme de leite light, ou mesmo um alho refogado no azeite. Em uma frigideira refogue a abobrinha e espere ela soltar um pouco de água. Sal, pimenta e está pronto”, indica Marcela. 

A abobrinha solta muita água, então é preciso refogar pouco, para que ela não “desapareça” na panela. Fora isso não há dificuldade nenhuma em transformar a abobrinha em um belo prato de talharim verde. “O mais interessante é que o sabor fica muito incrível, vale a pena testar essa troca”, enfatiza. 

Espaguete de abobrinha ao sugo

INGREDIENTES:
– 2 abobrinhas italianas
– 3 tomates vermelhos picados
– 2 dentes de alho picados
– 1 cebola picada
– Sal, azeite e pimenta à gosto

MODO DE PREPARO:
Em uma caçarola, frite a cebola, metade do alho e acrescente o tomate. Deixe cozinhar durante 20 minutos, sem deixar o molho secar. Acrescente o sal e a pimenta, e deixe o tomate se dissolver e virar um molho cremoso. Reserve. Em outra panela, frite o alho com azeite até dourar, e junte com a abobrinha, para que ela solte toda a água. Refogue até a consistência que preferir. Sirva com manjericão e queijo.