Embora felizmente seja cada vez mais comum ver pilotos do sexo feminino, histórias como a seguinte continuam a encher de orgulho. A piloto da Força Aérea italiana, Annamaria Tribuna, foi a protagonista de uma manobra em um Lockheed Marti n C-130J Super Hercules para evitar tiros durante um voo de evacuação do aeroporto de Cabul. 

A Tribune estava pilotando um Lockheed C-130J com refugiados e jornalistas italianos que fugiam do aeroporto de Cabul com destino à Itália. Durante a partida, um grupo supostamente do Talibã começou a disparar tiros de metralhadora para expulsar a multidão das proximidades do aeroporto. Annamaria Tribuna manteve a consciência situacional e conseguiu manter a segurança da operação com o C-130J.

Após o evento com o C-130 pilotado por Annamaria Tribuna, a Força Aérea Italiana emitiu um comunicado informando:

“O chefe da tripulação da aeronave, conforme exigido pelos procedimentos operacionais e sujeito a constante treinamento, ao observar armas de fogo vindas do solo e direcionadas para cima, visíveis como traçadores, imediatamente implementou uma manobra evasiva para proteger a aeronave e os passageiros e evitar que a aeronave cruzasse o espaço aéreo onde os impactos do traçador foram observados, continuando com a rota original”. 

Depois que Annamaria Tribuna manobrou com segurança o C-130J, a aeronave militar foi capaz de se retirar do Afeganistão. Após concluir a partida do aeroporto de Cabul, o avião da Força Aérea Italiana continuou sua jornada para a Base Aérea de Al Salem no Kuwait. A declaração da Força Aérea foi acompanhada por histórias de pessoas a bordo da aeronave.

Algumas pessoas apontaram que os tiros foram direcionados diretamente ao avião italiano, o que não coincide com o que a Força Aérea declarou. No entanto, seja qual for a situação — ataque direto ou não — a habilidade da piloto Annamaria Tribuna no C-130J não é subtraída. As competências, ao nível da execução e da tomada de decisão, fizeram com que o voo de evacuação fosse efetuado com sucesso.