Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Militou errado’: professor da UFMS explica termo popularizado pelo BBB

Não pegou nada bem quando a participante Lumena, do BBB 21, começou a apontar o dedo na cara dos brothers e despejar conceitos e ativismos para todo lado sem avaliar o contexto por completo. A essa atitude, a internet deu o nome de “militar errado”. Militante declarada, Lumena foi a quinta eliminada do reality e […]
Arquivo -

Não pegou nada bem quando a participante Lumena, do BBB 21, começou a apontar o dedo na cara dos brothers e despejar conceitos e ativismos para todo lado sem avaliar o contexto por completo. A essa atitude, a deu o nome de “militar errado”.

Militante declarada, Lumena foi a quinta eliminada do e seu jogo foi marcado, segundo a web, por tentar se promover e amedrontar os demais participantes usando a militância, por sinal, muito seletiva. Foi a primeira vez na história do reality show que alguém foi criticado por militar, o que não significa que o público não compactuava com os conceitos de Lumena, mas reprovava a forma como ela os colocava em prática.

O termo ‘militou errado’ já era bem conhecido para quem povoa o submundo de fakes na internet, especialmente no Twitter, mas foi popularizado em massa após sua reprodução no BBB 21. Curioso, o Jornal Midiamax entrou em contato com o professor de Ciências Sociais da , Daniel , para saber o real significado desses conceitos.

'Militou errado': professor da UFMS explica termo popularizado pelo BBB
Algumas vezes em que a sister apontou o dedo na cara das pessoas (Reprodução, TV Globo)

“A ideia de ‘militar’ por algo remete a uma ideia de fazer política, como promover e defender determinados valores, sejam esses valores a preservação do meio ambiente ou os direitos dos animais ou a redução da pobreza, e assim por diante. Assim, militar é fazer da política uma atividade luta, de combate a algum aspecto da realidade social que se considera errado do ponto de vista de algum valor (seja esse valor político ou religioso ou filosófico etc.)”, explicou o docente atuante na área de ciência política.

Já ‘militar errado’, para o professor Daniel, poderia ser “quando outra pessoa não milita conosco ou milita contra nós. Pois, se militar é defender uma causa, uma bandeira, um valor, e outras pessoas ou grupos lutam por bandeiras opostas, então cada um irá considerar que o outro milita de forma errada ou equivocada”, esclareceu.

Entretanto, o docente de Ciências Sociais explica que não há algo certo de maneira absoluta quanto a definição do conceito deste termo. “Pessoas diferentes tem visões de mundo e de sociedade diferentes, e muitas vezes irreconciliáveis. Logo, não existe algo como ‘militar errado’, a não ser quando alguém milita contra o que você defende”, concluiu.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético abre 2 a 0, joga com um a mais e cede empate ao Bolívar na Sul-Americana

Homem é executado a tiros na frente da esposa em Dourados

Botafogo cede empate ao Mirassol após abrir 3 a 0 e torcida vaia time e Ancelotti

VÍDEO: Micro-ônibus fica destruído por incêndio na BR-262

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

Atingidos a tiros por dupla em moto, um fica ferido e outro em estado grave na Nhanhá

Palmeiras faz 1º tempo primoroso, some no 2º, mas ganha do River Plate na Libertadores

Últimas Notícias

Esportes

Quarteto paulista vai às quartas de final da Copa do Brasil Feminina

Corinthians foi o primeiro a se garantir nas quartas de final

Brasil

Câmara aprova urgência para projeto de anistia

O resultado foi bastante comemorado por deputados a favor do projeto

Trânsito

Acidente entre carretas deixa um morto na MS-320

O veículo que vinha logo atrás não conseguiu frear a tempo

Colunas

Desembargadora é indicada pelo STF para compor CNJ

A desembargadora integra a 5ª Câmara Cível