Nesta semana, a repercutiu o levantamento feito por um internauta de quantos banhos os participantes do BBB tomaram durante os dias de confinamento. Brothers como Viih Tube e Fiuk foram criticados por terem se lavado em uma quantidade muito baixa comparada aos demais.

Mas o julgamento foi justo? O fato de ter que tomar banho e “lavar as partes” diante de câmeras para todo o Brasil pode acabar inibindo alguns brothers a fazerem sua higienização. De todo modo, não é apenas o constrangimento que deve ser levado em conta, afinal, segundo a dermatologista Isadora Santamarina, não existe uma quantidade ideal de banhos por dia ou por semana.

“Isso varia muito com a pele e clima da região onde a pessoa vive. A quantidade de banhos por semana tem uma relação cultural importante, mas temos que lembrar que o banho equilibra a nossa flora bacteriana e elimina as impurezas como a que estamos expostos diariamente”, disse a dermatologista ao Jornal Midiamax.

A dermatologista ainda ressalta que tomar vários banhos por dia pode fazer mal. “Nossa pele é recoberta por um manto lipídico que nos protege das agressões externas, quando nos submetemos a vários banhos diários esse manto fica prejudicado, geramos uma situação conhecida como xerose (ressecamento da pele), que pode gerar inclusive coceiras e agravar alguns quadros de dermatites”, explica.

De acordo com a profissional que cuida da saúde da pele, o segredo está no equilíbrio, já que a escassez de banhos também pode ser prejudicial às pessoas . “Alguns estudos mostram que o ser humano pode ficar até cerca de 5 dias sem tomar banho sem prejudicar a saúde, mas pode desencadear um desequilíbrio de bactérias boas e más da pele. Além disso, pode aumentar o odor corporal, acne e infecção de pele como por exemplo a candidíase”, alerta Dra. Isadora.