Hoje, segunda-feira (22), a gente celebra o Dia Mundial da Água, uma data que vai muito além dos calendários para mostrar a conscientização que todos os seres humanos devem ter para cuidar do maior recurso natural – e vital – do planeta Terra. Por isso, trouxemos na matéria de hoje 5 atitudes simples para preservar água na sua casa e cuidar do maior tesouro das civilizações.

A água é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos por fazer parte da formação do organismo humano, realizar diversas reações químicas e atuar em grandes papeis do funcionamento do corpo. Mas além de ser imprescindível para a sobrevivência da raça humana, ela também é indispensável para a sobrevivência do planeta. Diante da importância de manter esse recurso disponível para as atuais e futuras gerações, o Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ampliar a discussão do tema e conscientizar a população.

Pesquisas

Segundo a Agência Brasil, um dos maiores desafios dos gestores atualmente é garantir acesso de qualidade a todos os brasileiros. Culturalmente tratada como um “bem infinito”, a água é um dos recursos naturais que mais tem dado indícios de que não irá resistir às intervenções humanas no por muito tempo. Em várias regiões do Brasil, por exemplo, esses impactos já são realidade, como escassez, desaparecimento de nascentes e rios, aumento da poluição da água, dentre outros.

A Agência Nacional de Águas (ANA) também estima que mais de 35 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água tratada no Brasil e o sistema de abastecimento gera uma média de 37% de perdas. Essa falta de tratamento do esgoto não só compromete as pessoas, como também mais de 110 mil km de rios brasileiros que recebem os dejetos. A agência também presume que, para regularizar toda essa situação, seriam necessários pelo menos R$ 150 bilhões de investimentos em coleta e tratamento de esgotos até 2035.

Em outra pesquisa da World Resouces Intitutute (Instituto de Recursos Mundiais), divulgada pela BBC em 2019, apontou que 2,6 bilhões de pessoas vivem em países de estresse hídrico “extremamente alto”. Essas são apenas algumas pesquisas relacionadas ao consumo e no mundo, mas só com isso dá para perceber que sim, a situação é urgente. Mas você sabia que é possível tomar atitudes simples na sua casa para economizar água, ajudar o meio ambiente e colaborar para que as futuras gerações tenham acesso ao recurso? Veja na lista a seguir 5 atitudes simples para preservar água.

5 atitudes simples para preservar água

1 – Reaproveitar a água da máquina de lavar: isso mesmo, você pode reutilizar a água da máquina de lavar para realizar outras tarefas diárias, como a limpeza de chão. Para isso, basta desviar a mangueira do vazão para um balde.

 2 – Lavar o carro com balde: sabe os fins de semana que você aproveita a para lavar o carro? Opte por trocar a mangueira por um balde para evitar desperdícios desnecessários. Você também pode escolher por uma ecolavagem com um shampoo de limpeza especial para veículos.

 3 – Economize água no banho: atitudes simples podem mudar a vida de um planeta. Na hora do banho, desligue o chuveiro ao se ensaboar. A cada cinco minutos que o chuveiro fica ligado, 60 litros de água são gastos. E o mesmo vale para escovar os dentes.

4 – Colete água de chuva: Coletar a água da chuva e a água que pinga do ar-condicionado também é uma opção que gera economia e reaproveitamento para outras tarefas e limpezas domésticas. Tudo que você precisa é um balde.

 5 – Utilizar tintas à base d'água nas reformas: Essa dica é bem importante também. Na hora de construir, pintar ou reformar ambientes da casa, escolha as tintas à base de água. Isso vai diminuir o impacto ambiental e o risco de contaminação da água de rios.

A água é um recurso de todos, por isso atitudes coletivas são de grande importância para mantê-la abundante nos próximos anos. Viu como ações simples podem mudar toda uma realidade?