É justamente durante a ceia de que a troca de mensagens em aplicativos como Telegram e WhatsApp começa a se intensificar. O problema é que, tocados pelo espírito natalino, muita gente acaba “desligando o desconfiômetro” e acaba caindo nas armadilhas que os engraçadinhos enviam por aí.

Um deles é o ‘gemidão do WhatsApp', um arquivo de áudio feito com o objetivo de confundir e constranger quem ouve. Isso porque o áudio é adaptado para parecer uma conversa inofensiva, mas logo é seguido pelo som de uma mulher gemendo. Como muita gente escuta arquivos de áudio no viva-voz, o clima acaba se tornando de constrangimento para quem está no entorno.

Outra armadilha famosa também é um arquivo de áudio que traz mensagem de uma “amante” adiantando a mensagem de natal porque saberia que o ouvinte estaria com a esposa, mas se veriam durante a semana. São situações que colocam o dono do celular na berlinda e que podem causar constrangimento e até confusões. Por isso, muito cuidado ao abrir os arquivos durante a ceia.

“As pessoas precisam ter ciência de que algumas brincadeiras podem ser inoportunas e que podem prejudicar as pessoas. A já é popular no Brasil há tempo suficiente para entendermos que ela não é um território sem lei, que também existe um código de etiqueta, pelo menos, e que essas piadas trazem consequências”, comentou em reportagem do Jornal Midiamax o especialista em e relações mediadas Bruno Figueiredo. “Mas, enquanto as pessoas não mudam os maus hábitos, o jeito é realmente se proteger. Por isso, fone de ouvido sempre”, conclui. Confira abaixo algumas dicas:

Fone de ouvido sempre

A utilização do acessório pode evitar o constrangimento de cair num “gemidão do zap” na hora da ceia. Mantenha-o com você e, caso não possua o dispositivo, tente ouvir as mensagens depois, com privacidade.

Aproxime o celular do ouvido

É mais uma opção para quem não aguenta esperar e quer ouvir o áudio assim que o recebe. A maioria das versões do WhatsApp, por exemplo, utiliza o sensor de aproximação da tela, que transporta a transmissão do áudio do viva-voz para a caixinha interna quando o celular está no ouvido.

Desconfie dos amigos ‘engraçadinhos'

No fundo, no fundo, a gente sabe quem são os amigos engraçadinhos que seriam capazes de enviar arquivos suspeitos. Mais um motivo para ouvir áudios e assistir a vídeos em privacidade.

Deixe para ouvir amanhã

Quem enviou mensagens de Feliz Natal não vai se importar se você deixar para ouvir e responder tudo na manhã seguinte — quando você não estiver rodeado de parentes. Na dúvida (e sem fones), deixe para conferir o carinho recebido no dia seguinte.