O eSports cresceu e virou um grande atrativo para quem segue se apaixonando por jogos online. O novo sonho de muitos jovens é participar de alguma equipe nacional e disputar competições pelo mundo afora e nesse sentido, Wesley Wallace Lima das Neves, de 22 anos pode ser orgulhar e dizer que conseguiu o que muitos tentam: entrar numa equipe.

Campo-grandense, Wesley começou a sua trajetória no League Of Legends – um dos jogos pioneiros no cenário do eSports junto com o tradicional e famoso Counter-Strike – em 2013 quando tinha 15 anos de idade e conquistou um lugar na equipe Rensga Esports, de Goiânia. Porém, a paixão pelos jogos veio desde cedo com seus pais sendo ligados ao máximo nos videogames.

“É engraçado falar disso porque a minha vivência começa em casa. Meu pai sempre foi um aficionado a tecnologia e antes de eu nascer ele comprou um 64. Meus pais eram apaixonados pelo videogame e a minha família sempre esteve muito envolvida com o videogame. Desde muito jovem tenho essa vivência, mas sempre no console e no computador, eu fui me inserir nos jogos online quando eu tinha meus 12 anos”

A ideia de se inteirar pelo League of Legends aconteceu por indicação de uma amiga, mas que inicialmente sofreu rejeição da parte de Wesley. A mudança de visão e a paixão pelo jogo aconteceram após acompanhar um campeonato em que estava um pró-player espanhol atuava com maneiras diferentes de jogar, o que atraiu o maior interesse do jovem jogador.

“Ele havia impactado o jogo de uma forma diferente e aquilo me fez apaixonar pelo jogo. O que fez eu ficar mais próximo do jogo é que ele é dublado. Ele faz você se identificar com os personagens, as falas, o jeito, a personalidade. Foi uma paixão à primeira vista”, salienta.

O jovem contou ao Jornal Midiamax que o começo nesse ramo de eSports foi difícil porque seu computador não era dos melhores e por isso, sofreu com as negativas vindo de várias peneiras em que participou. A sua avó colaborou com a compra de um novo computador e que ajudou a impulsionar o gosto pelo jogo e pela competitividade. Após dois anos, percebeu que isso era o que sempre quis e o que levaria para frente, o que fez a avó – hoje falecida, ter orgulho.

Apesar de contar com o apoio da família e amigos, houve a grande preocupação dos pais sobre o vício de ficar horas e horas na frente do computador. Ele conta que inicialmente seu pai queria que ele ficasse apenas no videogame, já que poderia “impor um limite” e que o medo era mesmo de que o computador prejudicasse o andamento da sua vida. “Hoje que eu realizei essa questão da peneira, meus pais me apoiam”.

eSports: Campo-grandense é único representante de MS em equipe nacional
Wesley (de chapéu) e seus novos companheiros na equipe após a seletiva. (Foto: Reprodução, Arquivo Pessoal)

A peneira que levou o sul-mato-grossense a ingressar na ‘Rensga Esports' durou seis meses e teve início ainda no ano passado, onde rolou prova escrita, entrevista psicológica, testes, partidas e muito mais com sede em Goiânia, onde uma estrutura foi montada para receber os players de várias localidades do país.

Com a vaga conquistada, ele se tornou o único jogador de League Of Legends do Estado a ingressar numa equipe nacional, o que virou motivo de muito orgulho tanto para ele, como para os pais, que demonstraram apoio após o feito. “É um choque muito grande. Estou muito feliz, a expectativa é muito grande, quero desenvolver e ser um dos melhores. A sensação é incrível, ela é muito boa, é a sensação de realização. É um sonho que eu sempre tive”.

Agora oficialmente contratado por uma equipe a nível nacional, Wesley terá seis meses para demonstrar que merece continuar na equipe. Os melhores terão seus contratos renovados e o grande desafio em sua caminhada no jogo é continuar entre os melhores e carregando o nome de nas costas.

“Eu quero desenvolver e me tornar melhor do que já estou dentro do jogo e ganhar todas as competições que foram propostas durante os seis meses e renovar o contrato. Quero colocar o nome de Mato Grosso do Sul no mundo e me tornar uma referência no e-sport aqui no Estado e trazer o Mundial para o Brasil”.

Quase um streamer

Com as negativas vindas nas peneiras de várias equipes nacionais, o novo desafio de Wesley foi seguir para a Twitch, plataforma de stream, e começar a fazer lives interativas no ano de 2018, da forma que conseguisse atingir a visibilidade que tanto sonhava para chamar a atenção de algum pró-player ou até mesmo, uma equipe.

A proposta de virar um streamer ainda segue na cabeça do jovem jogador. “É uma coisa que pretendo fazer no futuro, desenvolvendo a carreira como jogador profissional, mas criar uma fã base grande e abrir uma live com duas ou três mil pessoas me acompanhando. É um dos meus projetos para o futuro”.

O que é o League Of Legends?

O League Of Legends é um jogo eletrônico de gênero multiplayer e online, desenvolvido e publicado pela Riot Games para Microsoft Windows e Mac OS X. Nele, os jogadores assumem o papel de “invocadores”, controlando campeões com habilidades únicas e que lutam com seu time contra outros invocadores ou campeões controlados pelo computador.

No modo mais popular do jogo, o objetivo de cada time é destruir o nexus da equipe adversária, uma construção localizada na base e protegida por outras estruturas. Cada partida de League of Legends é distinta, pois os campeões sempre começam fracos e progridem através da acumulação de ouro e da experiência ao longo do jogo.