MidiaMAIS / Comportamento

Blitz da Cura: Policiais e AACC/MS se unem pelo combate ao câncer infantojuvenil

A Associação dos Amigos das Crianças com Câncer e os Policiais Contra o Câncer Infantil promovem entre 25 e 27 de novembro a Blitz da Cura.

Carlos Yukio Publicado em 23/11/2020, às 11h05

None
Blitz da Cura: Policiais e AACC/MS se unem pelo combate ao câncer infantojuvenil

Nesta segunda-feira, dia 23 de novembro, é marcado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI). A Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS) celebra a data com campanhas educativas, tornando as informações acessíveis e conscientizando a respeito do diagnóstico precoce. A data serve como um alerta para a importância do diagnóstico. Além disso, em Campo Grande, os Policiais Contra o Câncer Infantil realizam todos os anos, em razão da data, uma ação de arrecadação de doações para a AACC/MS. Juntos, promovem entre 25 e 27 de novembro a Blitz da Cura.

Estima-se que as chances de cura chegam a 80%, caso a doença seja detectada logo no início. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), essa doença representa a primeira causa de morte em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Além disso, estima-se que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infantojuvenil.

Nos anos anteriores, as crianças da AACC/MS puderam conhecer de perto os policiais, que levaram até a instituição motos e carros das corporações e até cavalos para os assistidos montarem e se divertirem. A tradicional celebração, no entanto, precisou ganhar nova roupagem em 2020, por conta da pandemia.

Blitz da Cura: Policiais e AACC/MS se unem pelo combate ao câncer infantojuvenil
(Divulgação, AACC/MS)

Blitz da Cura

A Blitz da Cura estarão em estandes em 3 pontos de Campo Grande arrecadando alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal e também com totens para doação online de dinheiro. Para Maria Lucia Smaniotto, coordenadora de voluntariado da AACC/MS, o novo formato da ação também tem suas vantagens: “Estaremos lá também realizando a entrega de material educativo a respeito da importância do diagnóstico precoce e sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. A ideia é que realizando esse evento, mais pessoas possam ter acesso a essas informações e que saibam que o câncer infantojuvenil tem cura”, afirma.

Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Tércio Baggio poder fazer parte de ações como essa é gratificante. “Nesse momento fazemos um chamamento à sociedade para que todos façam suas contribuições a essa causa tão nobre, em especial nesse ano tão delicado. Com a pandemia da Covid-19, a arrecadação caiu bastante na AACC/MS e essas crianças e adolescentes já estão em uma luta muito difícil contra o câncer, por isso o envolvimento e a ajuda de todos é muito necessária”, pontua.

A PRF faz parte do grupo Policiais Contra o Câncer Infantil. Em Campo Grande, as ações do DNCCI também mobilizam as polícias Militar, Civil e Federal, a Guarda Municipal Metropolitana, a Agetran, o Corpo de Bombeiros, a CCRMS Vias – Concessionária de Rodovia Sul-Mato-Grossense e outros voluntários. Confira onde e em qual horário acontece a Blitz da Cura:

  • 25/11 – Feira Central, das 18h às 22h
  • 26/11 – Shopping Campo Grande, das 12h às 22h
  • 27/11 – Shopping Norte Sul Plaza, das 12h às 22h
Jornal Midiamax