Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Após separação, artista campo-grandense encontrou na arte novos horizontes para a vida

Meire Arruda foi uma dessas jovens e por 17 anos viveu como dona de casa e artista reclusa até encontrar na educação um novo horizonte para viver
Arquivo -

Casar muito cedo foi a realidade de muitas brasileiras nos anos 80, até mesmo antes de chegar a maioridade, interrompendo os estudos. Meire Arruda foi uma dessas jovens e por 17 anos viveu como dona de casa e artista reclusa até encontrar na educação um novo horizonte para viver.

Dentre seus trabalhos de , Meire faz pinturas em telhas, vasos, telas e também costura bandanas, toucas e o que mais precisar. As telhas são seu principal chamativo e se destacam pela riqueza de detalhes, mas a cerâmica nem sempre esteve em seus planos.

“Foi algo inusitado… nunca tinha pintado em cerâmica, até que uma amiga me pediu para que eu fizesse um trio em três telhas que tinham sobrado da obra da casa dela. As primeiras não saíram muito boas, pois fiz com tinta óleo, mas fui aprimorando com a tinta acrílica com cores alegres e deu muito certo”, conta a artista.

Autodidata, a pintora conta que na infância humilde só pôde estudar até os 11 anos antes de começar a trabalhar com os avós para ajudar na renda da casa. Desde pequena, gostava de desenhar e pintar, e a arte sempre esteve presente na vida.

A alegria era ganhar lápis de cor e tintas, quando já percebia ter um dom. A dedicação aos trabalhos e o empreendedorismo começaram depois da separação e com os filhos já adultos.

“Não tive muita oportunidade de estudar, casei muito cedo. Fui dona de casa… depois de algum tempo me separei e terminei de criar meu filho caçula sozinha, trabalhando de babá e diarista. Não me envergonho disso. Mas eu sempre tive o sonho de fazer o que eu sempre gostei que é a minha arte, o meu verdadeiro dom”, ressalta a artesã.

Logo que se separou do ex-marido, em 2002, o tio de Meire, Natalio Malaquias, a matriculou um em curso de artes plásticas com Pedro Guilherme Góes, conhecido por suas pinturas de peixes baseadas na arte e Kadiwéu. E assim o talento voltou a florescer.

Para a produção das obras em cerâmica, a artista começa limpando a peça com lixa e depois impermeabilizando. O próximo passo, segundo ela, é “dar asas pra imaginação”. Meire não faz rascunhos, pinta tudo ‘de cabeça’ ou a partir de fotos. Uma de suas inspirações é a artista mexicana Frida Kahlo, ícone feminista.

Em 2017, voltou a fazer aulas com Pedro Goés e através dele conheceu pessoas do meio artístico que a instruíram a expor trabalhos na Tradicional Feira da e no Armazém Cultural. Hoje, aos 51 anos, Meire terminou o Ensino Médio através do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o novo sonho é cursar Artes Visuais.

“Meu filho Jean Lucas sempre foi meu incentivador. Ele dizia: ‘Mãe, você tem potencial, vai estudar’! Até que um dia ele descobriu o EJA e me matriculou. Foi a melhor fase da minha vida! Descobri novos horizontes”, conta a artista.

Para entrar em contato com a artista e saber mais sobre o seu trabalho com pintura ou artesanato, basta segui-la em seu perfil (@art.meire_arruda) no Instagram ou pelo telefone (67) 9262-7998.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones (67) 99965-7898/3312-7422.
Siga a gente no Instagram: @midiamax

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Jaraguari reajustou contratos para fornecimento de combustíveis com a Saga (Reprodução)

Empreendimento em Jaraguari é alvo de investigação um ano após desastre com barragem

Serra da Bodoquena: Capivara queimada teria causado incêndio que já dura 4 dias

Projeto oferece aulas gratuitas de ginástica rítmica em Campo Grande

MS bate novo recorde de temperatura e calor quase chega a 42°C

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

Em cinco anos, 11 prefeituras do PSDB foram alvo de operações em Mato Grosso do Sul

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Criminosos invadem Emei e tentam arrombar porta no Aero Rancho em Campo Grande

Últimas Notícias

TV & Novela

Participante de A Fazenda contrai Covid-19 às vésperas da estreia; saiba detalhes

A Fazenda 17 estreia nesta segunda-feira (15), na Record; participante contraiu Covid-19 dias antes do programa ir ao ar

Economia

Nelore de MS é campeão em prova de eficiência alimentar e terá multiplicação em massa de sêmen

Touro do Estado teve destaque nacional de qualidade de carcaça

MidiaMAIS

Em Campo Grande, Wanessa Camargo reclamou do calor e almoçou em restaurante vegano

Wanessa Camargo veio a Campo Grande para se apresentar na Parada Gay

Mundo

Trump diz que negociações dos EUA com a China na Espanha ‘estão indo bem’

Republicano disse que "a China está pagando muito em tarifas"