Há 25 anos, a Renovação Carismática, movimento dentro da Igreja Católica, realiza o Massapé, evento que é feito sempre em julho, no período das férias escolares, e voltado para adolescentes e jovens. Mas tem muito veterano que, independente do calendário letivo, ainda faz questão de participar e relembrar os bons tempos que marcaram o início de uma caminhada.
Em frente aos carros, segurando uma das pontas da faixa de divulgação do evento, enquanto o semáforo está vermelho, o funcionário público Giovany Dutra, 33 anos, se recorda do primeiro Massapé, em 1999, quando ele tinha 14 anos.

“Sempre foi um momento de confraternização, fiz muitos amigos ali que fazem parte da minha vida até hoje. Muitas pessoas começaram a caminhada cristã no Massapé”, diz Giovany, que desde 1999, ficou de fora de apenas quatro edições.
Coordenador do Ministério Jovem, o representante comercial Alécio Ayala, 36 anos, é o responsável pelo evento em 2018. Ele afirma que a proposta vai além da espiritualidade. “Trabalhamos também a os valores que uma pessoa precisa ter dentro de uma sociedade, ser um cidadão do bem, baseados na caridade, no amor e no respeito ao próximo”, diz.

Alécio explica que todo ano o Massapé tem uma gincana, no qual trabalham diferentes temas. Nesta edição, uma dos provas será de arrecadação de materiais recicláveis, que serão doados à paróquia Nossa Senhora de Fátima, para que o dinheiro seja revertido para famílias que precisam de auxílio.
“E com esta ideia, trabalhamos nos jovens a importância se fazer as coisas pelo outro”, reforça Alécio, que além de carregar a responsabilidade da organização, também traz consigo uma bagagem afetiva pelo evento.
“Também comecei a minha caminhada cristã no Massapé, na adolescência. Estar aqui hoje é lembrar que dentro da igreja tem jovem, há espaço para a juventude, e isso é maravilhoso”, diz.
O Massapé começa nesta segunda-feira (16) e vai até a próxima sexta, dia 20, no salão da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Campo Grande. E para comemorar esses 25 anos, foi feito um material contando a história de como surgiu o evento. Confira o vídeo: