MidiaMAIS / Comportamento

Como fugir do remarketing do Google e evitar anúncios insistentes

O remarketing do Google armazena informações de usuários e suas atividades para exibir anúncios personalizados.

Tatiana Marin Publicado em 03/06/2018, às 07h48 - Atualizado às 17h37

O remarketing do Google faz exibir anúncios personalizados para os usuários com base em suas atividades. (William Iven/Pixagay)
O remarketing do Google faz exibir anúncios personalizados para os usuários com base em suas atividades. (William Iven/Pixagay) - O remarketing do Google faz exibir anúncios personalizados para os usuários com base em suas atividades. (William Iven/Pixagay)

Antes de falar do remarketing do Google vamos imaginar a seguinte situação. Então você faz uma busca por … “panela de pressão”, por exemplo, no Google porque estava pensando em comprar uma, ou ainda, fez a pesquisa para sua mãe. Logo depois, uma enxurrada de panelas de pressão aparecem na publicidade de todos os sites e redes sociais das quais você participa.

Isso não é mágica. Muito menos um sinal do além de que você está predestinado a comprar uma panela de pressão. Isso é o remarketing do Google.

Remarketing do Google?

O remarketing do Google é um recurso do Adwords (serviço de publicidade do Google) que identifica os usuários e suas atividades na internet. Supostamente, os sites que você visitou e as pesquisas que vocês fez apontam o seu interesse.

Cada usuário recebe um tipo de marcação – os famigerados Cookies. A cada atividade, os dados são armazenados. As informações contidas no Cookie são utilizadas pelo Google Adwords para exibir anúncios personalizados. 

Isso pode ser interessante, pois você pode ter contato com algum produto ou serviço que está precisando ou realmente pode te interessar e ser útil. Entretanto, tem gente que se incomoda e sente sua privacidade invadida. Não adianta reclamar, pois ao utilizar os serviços do Google você concorda em receber anúncios.

Desativar o remarketing

Como desativar o remarketing do Google.
Como desativar o remarketing do Google. (Reprodução/Google)

Embora não seja possível deixar de receber anúncios, você pode desativar os anúncios personalizados. Acesse a página de Configurações de Anúncios do Google e desative a personalização, como na figura ao lado.

Este procedimento não vai impedir a exibição de publicidades, apenas vai deixar de armazenar suas atividades nos serviços do Google, como YouTube, Pesquisa e outros. Anúncios aleatórios passarão a ser mostrados.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

Siga a gente no Instagram: @midia_mais_ 

Jornal Midiamax