Já entrou na onda?

Se você entrar agora no seu Facebook. Invariavelmente vai deparar-se com fotos do antes e depois de muita gente na rede social. Esta é a nova modinha da rede, criar um post com sua primeira e última foto do perfil, o chamado ‘Facebook Puberty Challenge’ – Desafio da Puberdade no Facebook, traduzido do inglês. Nas imagens, você vai ver que alguns continuam do mesmo jeito. Já para outros, principalmente os que tem mais tempo na rede, houve uma verdadeira metamorfose.

Mas o que mais chama atenção nas imagens são as reações. Como o Facebook se popularizou no Brasil nos anos 2010 e 2011, passaram-se em média seis anos da foto inicial até a mais recente. Daí, não tem quem não se impressione com as mudanças.

Como a do funcionário público Paulo Ricardo Rocha, 28, que na primeira foto do desafio está com 22 anos. “Estou com mais cabelos grisalhos e 20 kg a mais”, brinca Paulo, que obteve muitas reações de surpresa. Para ele, no entanto, a foto também evidencia outras mudanças.

“Não é só aparência que muda. Maturidade a gente realmente adquire com o tempo. Há 5 anos eu tinha um pensamento de vida, queria curtir, sarrar e viver minha vida e estava indeciso no q que eu queria fazer de exato”, revela. Hoje cursando administração, Paulo afirma ter dado uma freada nas baladas. “Minha vida hoje em dia se resume a trabalho. E prioridade a minha faculdade”, aponta.

Múltiplas reações

A estudante de jornalismo Ethieny Karen entrou na onda. E ao postar seu ‘antes e depois’, conquistou reações variadas de colegas. Isso porque entre a primeira e a última foto – um intervalo de 5 anos – Ethieny exibe uma vasta cabeleira repleta de cachos.

“Eu fiz minha transição capilar. Eu alisava meu cabelo porque achava o afro feio. Eu penso nisso o tempo todo, mas tem muita gente que só soube que eu não era como sou hoje depois de ver a foto”, explica a estudante.

Para Ethieny, portanto, a mudança na aparência é muito mais que estética, mas política. “Na verdade eu mudei uma postura, de algo que achava feio para algo que hoje me representa. Quando olhei essa transformação eu me senti muito feliz, porque eu me sinto mais vaidosa. Meu cabelo atual tem mais a ver comigo”, explica.

As reações de surpresa sobraram até para o repórter, que também entrou na onda do desafio. A imagem inicial, de 2008, traz um jovem Guilherme, com 22 anos, bem contrastante da foto atual, com 31 – diferenças que vão do corte de cabelo a 20kg a mais na balança. Com mais alguém foi assim?