Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

8 fatos que você precisa saber sobre o 28 de junho, Dia do Orgulho LGBT

Sabia que a data começou a ser celebrada em 1970?
Arquivo -

Sabia que a data começou a ser celebrada em 1970?

8 fatos que você precisa saber sobre o 28 de junho, Dia do Orgulho LGBT

Mas por trás das paradas, trios elétricos e mensagens de tolerância e respeito, o Dia Internacional do Orgulho reúne fatos que fazem deste dia o que ele é – uma referência na defesa dos direitos LGBT e resistência às opressões em todo o mundo. Separamos alguns dos fatos mais marcantes para você ficar por dentro. Confira a lista!

 

Dia Internacional do Orgulho LGBT

(Reprodução/StoneWall Inn)

.

O dia 28 de junho não foi escolhido aleatoriamente para celebrar o Orgulho LGBT. Esta data ficou marcada porque, em 1969, um grupo de gays, travestis e transexuais que celebrava no bar Stonewall Inn, no Brooklyn, em Nova Iorque, reagiu aos ataques desproporcionais da polícia novaiorquina a paus e pedras. O episódio ficou conhecido como ‘Batalha de StoneWall Inn’ e é considerado um dos mais emblemáticos da comunidade LGBT. A partir dos motins, ficou bastante claro a necessidade de se organizar para promover resistência do grupo e exigir direitos. A data é considerada, portanto, o nascimento do movimento LGBT organizado. O bar existe até hoje, a propósito, e é uma espécie de Meca para LGBTs que viajam a Nova Iorque.

 

Mas há outras datas importantes para a comunidade

(Foto - Time Magazine/Reprodução)

.

Como o dia 29 de janeiro, considerado o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data foi escolhida porque nesse dia travestis e transexuais estiveram no Congresso Nacional pela primeira vez para denunciar a dura realidade enfrentada por elas. Além desta data, também pode-se destacar o ‘Dia de Combate a Homofobia’, em 17 de Maio, que foi quando a homossexualidade deixou de ser considerada doença pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 1990. No Dia 6 de Dezembro, também celebra-se o ‘Dia Internacional de Combate ao HIV’, data importante para LGBTs em razão da grande incidência do vírus na comunidade, principalmente na década de 1990.

 

“Além do arco-íris”

(Reprodução/ABLGT)

.

o símbolo mais famosos da comunidade LGBT tem seis cores e foi hasteada pela primeira vez em 25 de junho de 1978, durante a parada LGBT de São Francisco. Existem várias versões da bandeira e algumas delas falam até que se trata de uma homenagem a Judy Garland, atriz americana que cantou ‘Somewhere Over The Rainbow’ no filme ‘O Mágico de Oz’, e que morreu na mesma semana da Batalha de StoneWall. Mas a versão oficial traz que a bandeira é criação de Gilbert Baker, um amigo do militante LGBT Harvey Milk (o primeiro homem assumidamente gay a ser eleito para um cargo público e que foi assassinado em São Francisco, na Califórnia, em  27 de setembro de 1978). Conta-se, a propósito, que as seis cores têm diversos significados, sendo o roxo o espírito e a resistência; o azul o amor pelo artístico; o verde a natureza; o amarelo a luz; o laranja a cura e o poder. E o vermelho, o fogo e a vivacidade.

 

Primeira Parada LGBT

(Reprodução/StoneWall Inn)

.

O 28 de junho, que já se tornou o ‘Mês do Orgulho’, também é marcado como uma das primeiras paradas LGBT: o motim em Stonewall Inn levou mais de duas mil pessoas nas ruas após a violência dos policiais que espancaram e prenderam LGBTs que estavam no bar, como forma de protesto. Um ano depois, em 28 de junho de 1970, militantes foram às ruas de São Francisco, Los Angeles e Nova York para celebrar o aniversário do ato de Stonewall, caracterizando a primeira Parada do Orgulho LGBT da história.

 

28 de junho no Brasil

(Foto - GGB/Divulgaçaõ)

.

Também em 28 de junho é fundado o GGB, o Grupo Gay da Bahia, em 1980, a entidade LGBT mais antiga do Brasil, coordenada pelo antropólogo Luiz Mott, ‘decano’ do movimento LGBT. O GGB, a propósito, realiza levantamento anual das mortes em decorrência de homofobia e transfobia no Brasil – os dados referentes a 2016 revelaram que o ano foi o mais violento para a comunidade desde 1970, com o registro de 343 mortes, entre janeiro de dezembro – um assassinato a cada 25 horas.

 

São Paulo no circuito

(Foto - ABLGT/Divulgação)

.

Em tempo: A Parada LGBT de , conhecida como a maior do mundo, teve sua primeira edição realizada em 28 de junho de 1997. Desde então já foram realizadas 21 edições, com a última no dia 18 de junho deste ano – mais de 2 milhões de pessoas lotaram a Avenida Paulista

 

Primeiro Casamento Gay do Brasil

(Reprodução/ABGLT)

.

Também no 28 de junho foi realizado o primeiro casamento civil entre homens do Brasil, em 2011, quando o comerciante Luiz André Rezende Moresi e o cabeleireiro José Sérgio Sousa disseram ‘sim’ em Jacareí, no interior de São Paulo, e fizeram história no Brasil.

 

Em Campo Grande também tem!

Parada da Cidadania de Campo Grande em 2016 9Foto - Luiz Alberto/Acervo Midiamax)

.

Falando em Parada do Orgulho LGBT, na capital sul-mato-grossense também tem desfile, que é promovida pela ATMS (Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul) e deve chegar este ano na sua 17ª edição, em novembro, mês em que o evento costuma ser realizado. A propósito, travestis e transexuais protagonizam o pioneirismo do movimento LGBT de , puxados por Cris Steffany, que inclusive foi a primeira travesti a ocupar cargo público em todo o Estado, no caso, como Coordenadora de Políticas Públicas LGBT da Prefeitura de Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
novo cybertruck campo grande 2

Patrão manda Cybertruck para funcionária e carro de R$ 1,5 milhão vira atração em Campo Grande

delegado dgpc

‘Remoções para acertar efetivo’, diz delegado-geral da PC sobre falhas em atendimentos na Deam

Jovem é agredido com mata-leão em ônibus do transporte coletivo no Taquaral Bosque

UEMS abre processo seletivo de pós-graduação exclusiva para policiais militares de MS

Notícias mais lidas agora

Perito ‘blinda’ laudo e ignora lucros do Consórcio Guaicurus questionados pela Prefeitura

Deputado do RJ que usava loja do Flamengo em MS para lavar dinheiro tinha assessor para encobrir crimes

O milagre que ficou de fora: cura de rapaz em estado vegetativo é atribuída a Carlo Acutis em MS

Homem pede socorro na rua após ser esfaqueado pela esposa em São Gabriel do Oeste

Últimas Notícias

Cotidiano

Mato Grosso do Sul ganha 10 novos peritos do INSS para agilizar atendimentos

Novos peritos serão distribuídos em seis cidades: dois profissionais serão enviados para Aquidauana, Corumbá, Paranaíba e Sidrolândia, enquanto um perito irá para Coxim e Anastácio

Brasil

Saiba como será a retirada de botijões pelo programa Gás do Povo

Distribuição para famílias de baixa renda começa em novembro

Cotidiano

Escola de Itaporã vence prêmio nacional de educação com projeto de educação ambiental

Projeto realizou atividades de reciclagem de papel, de culinária sustentável, feira de trocas, visitas técnicas e até podcast

Trânsito

Acidente entre carro e moto deixa trânsito na Afonso Pena parcialmente interditado

Motociclista e passageira foram encaminhados para a Santa Casa conscientes e orientados, sem ferimentos graves visíveis