Pular para o conteúdo
Cinema

Clássico brasileiro, ‘Bandido da Luz Vermelha’ é o primeiro longa-metragem a entrar na plataforma gratuita do Itaú

Nesta terça-feira (9), o filme brasileiro ‘Bandido da Luz Vermelha’, do cineasta e crítico de cinema Rogério Sganzerla, entra para o catálogo do Itaú Cultural Play. Este é o primeiro longa-metragem a compor os conteúdos de audiovisual da plataforma. A obra é o primeiro filme da carreira de Rogério, produzido em 1968, quando ele tinha … Continued
Jennifer Ribeiro -
o bandido da luz vermelha
(Divulgação)

Nesta terça-feira (9), o filme brasileiro ‘Bandido da Luz Vermelha’, do cineasta e crítico de Rogério Sganzerla, entra para o catálogo do Itaú Cultural Play. Este é o primeiro longa-metragem a compor os conteúdos de audiovisual da plataforma.

A obra é o primeiro filme da carreira de Rogério, produzido em 1968, quando ele tinha 22 anos. Estão no elenco: Paulo Villaça (1933-1992), no papel principal, Helena Ignez, Sérgio Mamberti (1939-2021), Pagano Sobrinho, Ítala Nandi, entre outros. A produção chega à plataforma para rememorar a sua importância para o cinema brasileiro e sua morte faz duas décadas – em 2004, aos 57 anos.

Sobre ‘O Bandido da Luz Vermelha’

‘O Bandido da Luz Vermelha’ é considerado um dos filmes mais importantes do cinema brasileiro. A produção foi bem aceita pela crítica e pelo público por abordar o gênero policial e o da chanchada. Em 1969, a obra foi considerada o melhor filme do Festival de .

O longa é uma paródia sobre a vida de Acácio Pereira da Costa, construída no mundo do crime. Ele ganhou as manchetes em todo o país por praticar diversos assaltos e sempre conseguir escapar. Em 1967, após forte empenho das forças policiais, foi preso. O nome da produção se refere ao apelido do assaltante, que se utilizava de uma lanterna para invadir residências no estado de .

No roteiro, a trajetória do anti-herói Jorginho, interpretado por Paulo Villaça (1933-1992), é contada por meio da narração de dois interlocutores radiofônicos, que pontuam e comentam suas ações de maneira sensacionalista, contribuindo para a construção da imagem de bandido célebre, em contraposição à figura do personagem no quarto de um edifício precário, na Boca do Lixo, também conhecido como Quadrilátero do Pecado, em São Paulo.

Sobre Sganzerla

A carreira de Rogério Sganzerla soma 25 filmes, entre documentários e ficções de curtas e longas-metragens. Ele começou a se interessar por cinema aos 13 anos, quando estudava no Colégio dos Irmãos Maristas em Florianópolis, em 1959. Passados dois anos, mudou-se para São Paulo e passou a frequentar a programação da Cinemateca Brasileira e decidiu ingressar no universo cinematográfico. Nessa época, escrevia profissionalmente sobre cinema para o Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo e nos periódicos Jornal da Tarde e Folha da Tarde.

Durante a década de 60, o cineasta se tornou referência do cinema autorial e um dos precursores do chamado cinema marginal, que tem origem no cinema-verdade francês e na produção independente norte-americana. Entre a sua produção audiovisual, oito filmes trazem influências de Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade, artistas que o cativaram e se tornaram referenciais em sua vida e obra.


Rogério morreu em 2004, no Hospital do de São Paulo, deixando a mulher, a atriz Helena Ignez, protagonista feminina do filme e as filhas, Djin Sganzerla, também atriz, e Sinai Sganzerla, cineasta e roteirista.

Como assistir?

O filme estará disponível na plataforma ‘Itaú Cultural Play’ a partir desta terça-feira (9). Lembrando que a classificação indicativa é para maiores de 16 anos, já que contém cenas de violência, nudez e drogas. A exibição é gratuita.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Mega-Sena

Ninguém acerta dezenas da Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 25 milhões

Vander Loubet recebe ministro Alexandre Padilha e anuncia investimentos para saúde de MS

Trabalhadores encontrados mortos após acidente na MS-145 são identificados pela polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Últimas Notícias

Sem Categoria

Corpo de homem não identificado é encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo

O cadáver foi localizado por trabalhadores que passavam pelo local nesta tarde de quinta-feira

Esportes

Novo líder do Brasileirão, Cruzeiro bate Fluminense e ofusca adeus de Arias

Em grande fase, Raposa não perde no campeonato há três meses

Política

Em pronunciamento, Lula diz que tarifaço é ‘chantagem inaceitável’

Presidente ressalta que responderá a ameaças dos EUA com diplomacia

Polícia

Criança de 9 anos morre eletrocutada após caminhão bater em poste de energia em Itaquiraí

Pelo menos quatro pessoas, inclusive dois menores, precisaram de atendimento médico