O Festival Curta Cinema vai exibir dois filmes indicados ao Oscar na categoria de Melhor Curta Metragem. “The Present” e “White Eye” serão transmitidos gratuitamente no sábado (20) às 18h (17h horário de MS) na plataforma Festhome TV e ficarão disponíveis por 24 horas. Ambas as curtas já haviam sido premiadas na primeira fase da 30ª edição do festival e, agora, concorrem ao Oscar.

“The Present” conta a história de um homem palestino e sua filha tentando cruzar as fronteiras entre a Cisjordânia e Israel para comprar um presente. O filme é dirigido pela palestina-britânica Farah Nabulsi.

Já “White Eye”, do diretor Tomer Shushan, aborda um problema familiar em Israel: preconceito de grande parte da população e da polícia contra . Filmado em uma tomada durante uma noite em um bairro de Tel Aviv, o protagonista é Omer, um israelense de classe média. Ele encontra sua bicicleta recentemente roubada durante um passeio na praia e, enquanto tenta retomar a posse da bicicleta serrando a fechadura, Yunes, um imigrante negro da Eritreia, afirma que a comprou. A partir deste momento, a vida de Omer toma um rumo inesperado.

Festival Curta Cinema

O Festival Curta Cinema é do e dedicado à difusão e promoção de audiovisuais de curta metragem, até 30 minutos. É um festival qualificador para importantes prêmios da audiovisual, como o Oscars, o BAFTA, os prêmios Goya e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Clique aqui para conferir a programação completa.