MIS exibe longa “Tartarugas Podem Voar” sobre crianças em meio a guerra no Iraque
Em meio a cicatrizes, crianças curdas unem esperança e criatividade para sobreviver ao caos em “Tartarugas Podem Voar”, atração do projeto CineMIS Cine Café
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em meio a cicatrizes no corpo e na alma, crianças curdas unem esperança e criatividade para sobreviver ao caos. “Tartarugas Podem Voar”, atração do projeto CineMIS Cine Café, é um retrato de sensibilidade e realidade que será exibido no dia 10 de fevereiro, às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A entrada é franca.
Escrito e dirigido pelo cineasta iraniano de origem curda Bahman Ghobadi, “Tartarugas Podem Voar” foi lançado em 2004 e é considerado o primeiro filme iraquiano após a invasão americana, ocorrida um ano antes. E retrata exatamente esta época. Às vésperas do ataque, crianças curdas em campo de refugiados têm raros momentos de alegria em meio à escassez, aos traumas e à realidade das minas terrestres que matam ou aleijam.
Em meio à procura, desmonte e a venda de sucatas de equipamentos de guerra, o jovem Satellite (Soran Ebrahim), de treze anos, busca uma antena parabólica para o vilarejo, localizado entre o Iraque e a Turquia, um item que naquele momento histórico possui tanta importância quanto alimentos: garante acesso à informação em meio ao controle da mídia exercido pelo poder central, que há décadas os oprime.
A exibição será realizada por Kezia Miranda, do Cineclube Cine Café, criado em agosto de 2016 a partir de uma conversa no Facebook. O bate papo rendeu um projeto nascido a partir de duas paixões dos membros: café e cinema.
Serviço
O filme tem a duração de 98 minutos e a classificação é 14 anos. A exibição acontece na segunda-feira (10), às 19 horas, com entrada franca. O MIS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Correa da Costa, 559 Centro, no terceiro andar. Telefone: (67) 3316-9178.
Notícias mais lidas agora
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
Últimas Notícias
Quase R$ 1 bilhão: Prefeitura de Ponta Porã terá orçamento 33% maior em 2025
A sessão que definiu a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2025 foi a última ordinária do ano e também desta legislatura
A quatro dias do Natal, presentes de última hora lotam Centro de Campo Grande e animam comerciantes
Em 2024, consumidores devem gastar em torno de R$ 278,00 com presentes de Natal
VÍDEO: Motorista embriagado causa acidente na Avenida Guaicurus e acaba preso
O teste do bafômetro apontou positivo para 0,39 mg/l
‘Sou pastora mas não sou trouxa’: líder de igreja envolve até o Espírito Santo ao ameaçar fiel em Campo Grande
Marido da pastora, que também é pastor, entrou na briga e intimidou o ex-marido da vítima dizendo: “Eu vim da cadeia”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.