A troca ativa entre jogos e cinema existe há quase quarenta anos. Ainda assim, encontra desafios muito pronunciados para conseguir adaptar narrativas épicas que duram várias horas para o formato cinematográfico comercial que precisa ser, idealmente, curto e objetivo.

Porém, não faltam exemplos de alguns casos bem sucedidos tanto de filmes que são inspirados em jogos quanto de jogos que adaptam a história dos filmes, prática que era muito comum até o começo de 2010. A partir de então, jogos sobre filmes de sucesso ficaram mais raros e quando existentes, trazem uma história original com os personagens existentes.

Com a SKY pode ter certeza que é acesso é facilitado para os exemplos abaixo! Confira:

 

Sonic: O Filme

A tão aguardada estreia do filme do Ouriço azul da SEGA finalmente aconteceu em 2020. Depois de adiado por meses para retrabalhar completamente o do personagem protagonista animado, o filme conseguiu boa avaliação crítica e elogios dos fãs fiéis da franquia de games.

Contando com o carisma de Jim Carrey como Dr. Robotnik, vilão da obra, o filme mostra os esforços de Sonic e de um xerife de Montana em conseguir reunir os anéis mágicos e poderosos de Sonic enquanto tentam escapar das garras de Robotnik.

 

Jogos para assistir e filmes para jogar

GoldenEye 007

Um dos primeiros jogos licenciados a receber boas críticas do público e da crítica foi o histórico GoldenEye 007 que recria a história do filme James Bond 007 Contra GoldenEye de 1997. Exclusivo do 64 na época, o design do game de tiro em primeira pessoa era arrebatador para a época, além de trazer um mecânica de mira que certamente facilitou a vida de muitos gamers.

De tão influente que foi, ajudou a pavimentar o aprimoramento do gênero FPS nos consoles posteriores. Hoje, obviamente, se trata de um game datado e com certeza não irá te impressionar ainda mais se jogar a versão original do N64. Há um remake para PS3 e Xbox 360, mas que não conseguiu replicar o sucesso do original.

 

Jogos para assistir e filmes para jogar

Resident Evil: O Hóspede Maldito

Apesar da franquia contar com seis filmes e, em geral, diversos deles receberem críticas negativas implacáveis, o primeiro longa com Milla Jovovich encarnando Alice em 2002 ainda é uma diversão interessante.

Adaptando indiretamente a história do primeiro game, o espectador acompanha Alice despertando de um coma induzido totalmente sozinha em uma mansão enorme e decrépita. Em questão de alguns minutos, descobre que há um gigantesco laboratório subterrâneo de farmacêutica Umbrella. Com isso, encontra segredos indesejados e violentos que ela terá que superar para sobreviver.

 

Jogos para assistir e filmes para jogar

Mad Max

Ainda que não seja uma adaptação direta de qualquer filme da franquia Mad Max, o game lançado em 2016 para PS4, Xbox One e PC é uma das peças mais subestimadas a adaptar o universo de um filme para os games.

Totalmente de mundo aberto, permitindo a exploração livre do jogador na terra devastada dos filmes, jogamos como Max em sua luta diária por sobrevivência e recursos. Solitário e violento, Max acaba na linha de frente de diversas gangues perigosas que disputam território. Focado em combate com veículos contando com ótimos controles, é possível gastar horas no jogo de boa qualidade.

 

Jogos para assistir e filmes para jogar

Pokémon: Detetive Pikachu

Ainda que a Nintendo tenha adaptado a gigantesca aventura Pokémon que já se aproxima dos 30 anos de existência com filmes animados, demorou muito tempo para que finalmente cedesse aos pedidos incessantes de Hollywood em trazer o universo pokémon para as telonas.

Isso aconteceu, enfim, em 2019 com Pokémon: Detetive Pikachu adaptando a narrativa do game homônimo do Nintendo DS. Trazendo efeitos visuais incríveis e garantindo um design muito fofo e simpático para o Pikachu, o filme já valeria a pena para muita gente só para observar a maestria da animação em computação gráfica mesclada com atores reais.

Na história, o garoto Tim Smith viaja para Ryme City, metrópole na qual pokémon e pessoas vivem em total harmonia. Porém, sua viagem tem um propósito triste: fechar a investigação sobre o desaparecimento de seu pai. Quando entra no apartamento largado pelo pai, acaba encontrando um Pikachu falante que o convence a ajudá-lo na investigação para encontrar o pai dele que era o seu melhor amigo.

Jogos para assistir e filmes para jogar

X-Men Origins: Wolverine

Aqui estamos falando do jogo oficial do filme de 2009, afinal é praticamente um consenso que X-Men Origens: Wolverine foi uma das maiores decepções e bizarrices ja trazidas pela Fox com o grupo mutante da .

De modo totalmente inesperado, o game lançado para promover o filme em seu lançamento é um dos melhores jogos estrelando o Carcaju. O jogo traz tanto capítulos envolvendo o passado de Wolverine em guerras quanto os acontecimentos do filme em um modo single player de pouco mais de nove horas.

Apresentando bons gráficos para a época e inspirado nas mecânicas de combate de God of War, o game traz um lado violento e gráfico do personagem que quase nunca apareceu nos filmes. Além disso, há até mesmo um capricho genial envolvendo a regeneração de Wolverine, exibindo músculos, órgãos e ossos se formando novamente quando o jogador recebe muito dano.

 

Jogos para assistir e filmes para jogar

Tomb Raider: A Origem

De 2018, a Warner trouxe uma nova adaptação da franquia de games Tomb Raider. Inspirado pelo reboot da saga ocorrido em 2013 centrado em trazer uma história mais realista e sombria, o filme consegue capturar com eficácia a atmosfera do jogo e de suas cenas de ação mais importantes.

No filme, a história é adaptada e um tanto diferente. Lara Croft decide se aventurar e ir atrás do seu pai, um dos arqueólogos mais famosos do mundo, em uma ilha misteriosa no Japão onde ele desapareceu havia sete anos. Desobedecendo as ordens do testamento do pai, Lara deixa toda a fortuna dos Croft para trás ao decidir viajar nessa terra perigosa para encerrar o luto da morte de seu pai.

O filme satisfez os fãs da franquia que agora esperam por melhorias na narrativa do próximo filme já confirmado pela Warner.