No dia 27 de março é comemorado o dia do . A escolha da data foi em homenagem ao palhaço conhecido mundialmente como Piolim. Nesta quarta-feira (27), seria comemorado o aniversário do artista circense Abelardo Silva, intérprete do personagem.

Abelardo Silva participou de vários espetáculos, mas o que lhe deu o apelido de Piolim foi o contato com artistas espanhóis, que o chamavam de barbante (piolin na língua espanhola), por ser muito magro e ter pernas compridas. O palhaço ficou conhecido mundialmente, recebendo homenagens como exemplo de artista popular pelos criadores da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922.

Mas a história do circo iniciou muito antes. Os circos surgiram em Roma, no século III a.C, onde aconteciam espetáculos de corridas, lutas entre gladiadores ou desses contra animais, e jogos de ginástica. O mais conhecido era o Circo Máximo, que recebia 150 mil pessoas em um único espetáculo.

Os circos sempre se utilizaram dos animais para dar mais graça às suas apresentações, porém esses eram maltratados, castigados e machucados para cumprirem suas tarefas. Hoje em dia vários circos aboliram esses costumes, pois ferem os princípios morais dos homens em respeito à natureza.

Listamos 7 filmes e séries que retrataram a fantasia e o mistério do circo:

Dumbo

Holt Farrier (Colin Farrell) é uma ex-estrela de circo que, ao retornar da Primeira Guerra Mundial, encontra seu mundo virado de cabeça para baixo. Além de perder um braço no front, sua esposa faleceu enquanto estava fora e ele agora precisa criar os dois filhos. Soma-se a isso o fato de ter perdido seu antigo posto no circo, sendo agora o encarregado em cuidar de uma elefanta que está prestes a parir. Quando o bebê nasce, todos ficam surpresos com o tamanho de suas orelhas, o que faz com que de início seja desprezado. Cabe então aos filhos de Holt a tarefa de cuidar do pequenino, até que eles descobrem que as imensas orelhas permitem que Dumbo voe. A versão de 2019 é uma releitura live-action da animação original da Disney, de 1941.

O Rei do Show

De origem humilde e desde a infância sonhando com um mundo mágico, P.T. Barnum (Hugh Jackman) desafia as barreiras sociais se casando com a filha do patrão do pai e dá o pontapé inicial na realização de seu maior desejo abrindo uma espécie de museu de curiosidades. O empreendimento fracassa, mas ele logo vislumbra uma ousada saída: produzir um grande show estrelado por freaks, fraudes, bizarrices e rejeitados de todos os tipos.

O Grande Circo Místico

Em meio ao universo de uma tradicional família austríaca, que é dona do Grande Circo Knieps, nasceu um improvável romance entre um aristocrata e uma acrobata. Este é o retrato dos 100 anos de existência do Grande Circo e das cinco gerações do clã à frente do espetáculo e suas histórias fantásticas.

American Horror Story: Freak Show

American Horror Story: Freak Show é a quarta temporada da série de televisão American Horror Story, da FX. A temporada estreou em 8 de outubro, nos Estados Unidos. A história se passa em Júpiter, Flórida, nos EUA, e centra-se em um dos poucos shows de aberrações restantes em 1952, e no que seus donos são capazes de fazer para mantê-los em pé no conflito entre as aberrações e as “forças do mal”, que não conseguem entendê-los.

Madagascar 3: Os Procurados

Os amigos Alex, Marty, Gloria e Melman, depois de um longo período na África, decidem voltar para Nova Iorque, pois sentem saudades do zoológico. Para isso, eles primeiro terão que ir até Monte Carlo, onde os pinguins e os chimpanzés estão. No entanto, esse plano acabou não dando muito certo, e os animais são descobertos e perseguidos por homens do controle de animais e pela sua terrível capitã, Chantel Dubois, que, sabendo que entre os animais havia um leão, que poderia ser seu maior troféu como caçadora, não hesitaria em persegui-lo até apanhá-lo.

Enquanto fogem, o grupo acaba encontrando uma carruagem de um comboio. Nela, estão um trio de animais de circo: Vitaly, um tigre russo nada amistoso, Gia, uma jaguar italiana super bondosa, e Stefano, um leão-marinho também italiano, meio atrapalhado, porém alegre e divertido.

Os Saltimbancos Trapalhões

Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, funcionários humildes, trabalham no Grand Circo Bartholo como contra-regras, mas arrumam tantas trapalhadas quando aparecem para o público que passam a ser número obrigatório e a maior atração, sendo explorados, em sua ingenuidade por Barão (Paulo Fortes), o dono do circo. A filha de Barão, Karina (Lucinha Lins), por quem Didi está apaixonado, é bailarina e namorada de Frank, o acrobata, que é objeto de desejo de Tigrana (Mila Moreira), a domadora de leões e assistente do perverso mágico e hipnotizador Assis Satã (Eduardo Conde).

Cirque du Soleil

‘Cirque du Soleil (em português, Circo do Sol) é uma companhia de entretenimento canadense. É a maior companhia circense do mundo, cuja sede fica em Montreal (Quebec, Canadá). Foi fundada em 1984 na cidade de Baie-Saint-Paul por dois artistas de rua, Guy Laliberté e Gilles Ste-Croix. O circo foi um dos precursores no movimento anti utilização de animais em shows circenses, tendo entres suas atrações acrobacias feitas por humanos e palhaços.