MidiaMAIS / Cinema

No formato drive-in, Praça do Papa terá sessões de cinema ao ar livre

Auge nos anos 70, o cinema drive-in está na lembrança afetiva de muitas pessoas. Em Campo Grande, o formato ganhou espaço na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e ficou conhecido por Auto Cine. E na ideia de resgatar os velhos tempos, o Projeto Cine Autorama traz à Capital sessões de filmes à […]

Mariana Lopes Publicado em 05/05/2018, às 11h27 - Atualizado às 11h54

None

Auge nos anos 70, o cinema drive-in está na lembrança afetiva de muitas pessoas. Em Campo Grande, o formato ganhou espaço na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e ficou conhecido por Auto Cine. E na ideia de resgatar os velhos tempos, o Projeto Cine Autorama traz à Capital sessões de filmes à moda antiga.

As exibições serão na Praça do Papa, de 30 de maio a 2 de junho, programação que procura mesclar filmes nacionais e estrangeiros, retrô e atuais, os quais as pessoas poderão assistir no conforto dos próprios carros.

Segundo a organização, a transmissão do som do filme será feita pelo rádio FM. Isso significa que as pessoas podem sintonizá-la pelo rádio do carro ou pelo celular.

Na chegada, após passar por um pórtico de entrada, o público é recepcionado por promotores que oferecem orientações e a programação. Se o espectador precisar de mais alguma informação ou ajuda, basta ligar o pisca-alerta, que logo um monitor vai até o carro.

Além do espaço de estacionamento para os carros, também serão disponibilizados 40 assentos ao ar livre para pessoas que não dispõem de veículos.

Na Temporada 2018, o projeto irá percorrer oito cidades de seis estados do Brasil. O projeto foi viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura e tem em Campo Grande o patrocínio da Águas Guariroba e o apoio da Aegea Saneamento, Sices Brasil, e da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande – é uma realização da Brazucah Produções, Secretaria do Audiovisual e Ministério da Cultura.

Sobre o Cine Autorama

Mesmo com um pé fincado na nostalgia, o Cine Autorama tem o outro pé na modernidade. A equipe percorre o Brasil em uma van, equipada com projetor de alta luminosidade, e na exibição dos filmes o áudio é transmitido de forma inovadora: através de uma estação de rádio FM. “Basta ligar o rádio do carro ou mesmo sintonizar através do smartphone”, conta Marco Costa, da Brazucah Produções, coordenador do projeto.

O projeto foi iniciado em 2015, e já realizou cerca de 100 eventos em 40 cidades, para um público total de 16 mil pessoas. De acordo com Marco Costa, coordenador do projeto, o público estimado para este ano é de seis mil pessoas.

Confira a programação em Campo Grande:

Dia: 30 de maio – quarta-feira
Local:Praça do Papa
19h30 – Exibição de curtas-metragens
20h00 – Mulher Maravilha
Sinopse – “Mulher Maravilha” (ficção científica/Ação, 2017, 2h21min, 12 anos)
Dirigido por Patty Jenkins, tem no elenco nomes como Gal Gadot, Chris Pine, Robin Wright, Connie Nielsen e Danny Huston.  Na história, treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas. Quando o piloto Steve Trevor se acidenta e cai em uma praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar certa de que pode parar o conflito. Lutando para acabar com todas as lutas, Diana percebe o alcance de seus poderes e sua verdadeira missão na Terra.

Dia: 31 de maio – quinta-feira
Local: Praça do Papa
19h30 – Exibição de curtas-metragens
20h – Tudo que aprendemos juntos
Sinopse – “Tudo que aprendemos juntos” (drama/musical, 2005, 1h42min, 12 anos)
Dirigido por Sérgio Machado, com elenco formado por atores como Lázaro Ramos, Fernanda de Freitas e Sandra Corveloni, o longa brasileiro traz da história do violinista Laerte (Lázaro Ramos), que, após não passar em um teste para a OSESP, vai dar aulas em uma favela na periferia de São Paulo. Lá descobre um garoto com talento excepcional e, por meio da música, faz com que ele abandone o tráfico de drogas e dê um novo sentido para sua vida.

Dia: 1º de junho – sexta-feira
Local: Praça do Papa
19h30 – Exibição de curtas-metragens
20h – Moana – Um Mar de Aventuras
Sinopse – “Moana – Um Mar de Aventuras” (animação, 2016, 1h47, Livre)
Na bela história contada pelos diretores John Musker e Ron Clements, MoanaWaialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.

Dia: 2 de junho – sábado
Local: Praça do Papa
19h30 – Exibição de curtas-metragens
20h – O Filme da Minha Vida
Sinopse – “O Filme da Minha Vida”(drama, 2017, 1h53min, 14 anos)
O jovem Tony decide retornar a Remanso, Serra Gaúcha, sua cidade natal. Ao chegar, ele descobre que Nicolas, seu pai, voltou para França alegando sentir falta dos amigos e do país de origem. Tony acaba tornando-se professor e se vê em meio aos conflitos e inexperiências juvenis.  Direção de Selton Mello, com elenco formado por nomes como Vincent Cassel, Bia Arantes, Johnny Massaro, Bruna Linzmeyer, Rolando Boldrin e o próprio Selton Mello.

Serviço

Todos os filmes serão exibidos de graça, mas as pessoas devem reservar seus lugares nas sessões através do site do projeto. Quem não conseguir fazer a reservar, terá que aguardar na fila de espera. A Praça do Papa fica na avenida dos Crisântemos, 457/559, na Vila Sobrinho, em Campo Grande.

Jornal Midiamax