Evento tem início nesta segunda-feira

.

O cinema é uma das linguagem que mais reúne em si os diversos elementos que promovem a representação social das coisas, desde a imagem ao som. Não é a toa, portanto, que boa parte do imaginário social em relação a casamento, amizade, trabalho, profissões e outras coisas sejam basicamente alimentados pelos filmes de Hollywood, isso desde o último século.

E é amparado nessa linguagem já centenária que o MIS (Museu da Imagem e do Som), em parceria com o Sindjor-MS (Sindicatos dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul) promove a partir desta segunda-feira (3) a segunda edição da Mostra Cinema e Imprensa. Desde 2016, a programação da mostra contempla filmes nos quais o papel da imprensa são representados. E sempre ao final de cada exibição, um profissional de jornalismo da cidade inicia um debate com os presentes.

Mais uma vez à frente da curadoria, o jornalista Clayton Sales traz uma seleção de obras audiovisuais que contemplam diferentes aspectos do fazer jornalístico. Em sinergia, o Sindjor-MS entra na indicação dos profissionais que podem complementar o debate. O resultado em 2016 foi avaliado como positivo. Com casa cheia na maioria dos cinco dias de programação, profissionais renomados da imprensa de Mato Grosso do Sul iniciaram bate-papos que complementavam as mensagens dos filmes com experiências locais.

Com filmes de graça, MIS traz exibições e debates na 2ª Mostra Cinema e ImprensaPara esta edição, no entanto, os filmes mais famosos, como ‘Spotlight' (vencedor do Oscar de ‘Melhor Filme' de 2016 e apresentado na mostra do ano passado), foram deixados de lado e os b-sides emergiram, tratando de assuntos como o papel da mulher no jornalismo e jornalismo investigativo.

A mostra tem entrada gratuita e é voltada não só a profissionais de imprensa, mas a todas as pessoas que se interessarem pela temática. “Qualquer pessoa hoje para formas sua visão de sociedade utiliza referências para sedimentar suas visões de mundo e de si próprio. E as pessoas buscam isso hoje principalmente por meio da imprensa. Acredito que o papel da imprensa não é só informar, mas servir de referência para formar visões de mundo e subsidiar possíveis questionamentos. Discutir esse assunto é discutir que rumos essa grande referência está tomando hoje. É um tema importante para toda a sociedade, não só para os profissionais da imprensa, pois a sociedade sobre a influência da mídia todos os dias”, destaca Sales.

Confira abaixo a sinopse dos filmes e os debatedores de cada dia de exibição:

 
Segunda-feira, 3 de abril (19h)

​O MENSAGEIRO – Michael Cuesta (2014)
Tema:
Violência contra os jornalistas
Convidada: Marta Ferreira, presidente do Sindjor-MS

 

​Sinopse: O jornalista Gary Webb (Jeremy Renner) trabalha em um pequeno jornal, que não costuma cobrir assuntos políticos. Acidentalmente, ele descobre documentos sigilosos sobre o governo americano e a guerra às drogas. Webb passa a investigar o caso e percebe que os próprios políticos americanos mantém acordos com traficantes da América Central para trazer crack para dentro dos Estados Unidos. Ele tenta tornar as suas investigações públicas para desmascarar o caso, mas passa a sofrer grande pressão para abandonar a história, tanto de seus editores quanto de políticos influentes, que não hesitam a usar todo o tipo de violência e pressão para eliminá-lo. Baseado em uma história real.

Terça-feira, 04 de abril (19h)

FACES DA VERDADE – Rod Lurie (2008)
Tema: O direito do jornalista ao sigilo das fontes
Convidada: Evelin Araújo, jornalista da editoria de Transparência do Midiamax

 

​Sinopse: Pensando no Prêmio Pulitzer e na possibilidade de derrubar um presidente, a colunista política de Washington D.C Rachel Armstrong (Kate Beckinsale) escreve que o Presidente ignorou as descobertas de uma operação secreta da CIA ao ordenar ataques aéreos contra Venezuela. Rachel nomeia a agente Erica Van Doren (Vera Farmiga), uma mulher cuja filha mais nova estuda na mesma turma do filho de Rachel. O governo logo pressiona Rachel a dizer quem foi a sua fonte. Ela é detida por desobediência quando se recusa. Ela não vai mudar de idéia e os dias vão se acumulando. Da mesma forma, o caos domina a vida de Van Doren. A Primeira Emenda versus a segurança nacional, casamento e maternidade versus separação. Qual é o valor de um princípio?

Quarta–Feira, 5 de abril (19h)

AUSÊNCIA DE MALÍCIA – Sidney Pollack (1981)
Tema:
Calúnia, difamação e retratação na imprensa
Convidado: Marcos Paulo Silva, integrante da Comissão de Ética do Sindjor-MS

 

Sinopse: Mike Gallagher é um atacadista de bebidas alcoólicas de Miami cujo pai é um mafioso local. Quando seu pai falece, o FBI entende que ele é o principal suspeito do crime. Mesmo sem ter provas, um promotor vaza uma falsa história de que o rapaz está envolvido no assassinato e a vida do homem começa a desmoronar.

 

Quinta-Feira, 6 de abril (19h)

CONSPIRAÇÃO E PODER – James Vanderbilt (2016)
Tema:
Jornalismo político, o furo de reportagem e suas pressões editorais.
Convidado: Victor Barone, editor de Política do jornal O Estado de MS

 

 

Sinopse: A produtora da CBS Mary Papes (Cate Blanchett) suspeita que o presidente George W. Bush usou a influência de seu sobrenome e acionou seus contatos para não combater na Guerra do Vietnã. Com a ajuda de uma fonte, ela consegue os documentos necessários para a comprovação da denúncia e leva a história ao ar no programa 60 Minutes, apresentado pelo lendário Dan Rather (Robert Redford). Ao invés de abalar a campanha de reeleição de Bush, no entanto, o que se vê após a exibição é um processo de descrédito das informações que coloca em xeque todo o trabalho da equipe de reportagem.

 
Sexta-Feira, 7 de abril (19h)

VERONICA GUERIN – O CUSTO DA CORAGEM – Joel Schumacher (2003) 
Tema:
A mulher no jornalismo investigativo.
Convidada: Aline dos Santos, repórter do Campo Grande News

 

Sinopse: Veronica Guerin (Cate Blanchett) é uma repórter investigativa que publica uma matéria sobre os traficantes de drogas e chefes do crime mais poderosos de Dublin, cidade onde vive. A matéria traz grande repercussão e reconhecimento ao trabalho de Veronica, mas também faz com que ela e sua família passe a sofrer constantes ameaças.

Leve entretenimento para sua família. Assine SKY Agora! (Post Patrocinado)