Polêmica ocorreu após anúncio de nova atriz em peça

Estreia na próxima quarta-feira (8), em Londres, a peça  ‘Harry Potter e a Criança Amaldiçoada’, que traz uma inovação na escolha do elenco para representar personagens do livro de JK Rowling: Hermione, a jovem bruxa que nos cinemas consagrou a ruivinha Emma Watson, é interpretada por  Noma Dumezweni, uma atriz negra. O fato gerou diversas manifestações racistas contra a escolha.

De acordo com o jornal português Diário de Notícias, a autora dos livros manifestou-se a favor de Noma como Hermione. Segundo ela, a bruxinha “não mudou de cor”, pois nos livros não há menções a qual seria a cor de sua pele. Em entrevista ao The Observer, edição dominical do jornal britânico The Guardian, a escritora disse que “Noma foi escolhida por ser a melhor atriz para o papel”.

“A minha experiência com as redes sociais diz-me que os idiotas serão sempre idiotas”, declarou Rowling em sua conta do Twitter. Emma Wattson, que imortalizou a personagem no cinema, também declarou apoio à nova intérprete: “Mal posso esperar para ver Noma Dumezweni no palco”, escreveu a atriz, completando o tweet com vários emoticons de corações.

No Brasil, a polêmica também aconteceu. Internautas a favor e contra a nova escolha fizeram suas declarações. Uma usuária do Twitter chegou a questionar: “vai pintar ela de branco?”, embora a própria autora tenha dito que a personagem não tem cor definida na trama. A cantora e atriz Clarice Falcão postou: “vai ter Hermione negra sim, e se reclamar vai ter duas”.

(Sob supervisão de Daiane Libero)