MidiaMAIS indica títulos bacanas do serviço

 

Nesta sexta-feira (24), assim que o relógio anunciar o fim do expediente, que tal preparar a pipoca, o cobertor, e começar uma maratona bacana de filmes com premissas para adolescentes? 

Pensando nessa diversão nostálgica, o MidiaMAIS separou uma lista com 10 filmes – entre dramas, comédias e romances – para quem sente falta da adolescência e quer relembrar, ou mesmo para quem está nela e quer aumentar sua lista esperta de produções. 

Além disso, a seleção inclui filmes de várias épocas, mostrando que o tempo passa mas muitas vivências da adolescência continuam iguais. Confira abaixo. 

1. A Mentira

O que acontece quando uma menina virgem, sem querer fica conhecida como a “rodada” da escola, mas graças a isso de repente é popular? Protagonizado pela ótima atriz Emma Stone, o filme mostra uma menina vítima de um boato que vê sua fama crescer. Assim como seus problemas. O filme também reflete sobre o que é ser uma menina adolescente e muito inteligente em uma escola comum. 

2. As vantagens de ser invisível

Baseado no livro homônimo, “As Vantagens de Ser Invisível” é um filme onde a adolescência é um momento doloroso mas igualmente belo. A história acompanha a vida colegial do tímido Charlie (Logan Lerman) que, tentando superar o suicídio de seu melhor amigo, acaba encontrando amizade, conforto – e amor – nos braços dos veteranos Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), que vivem a vida com liberdade e muita graça. 

3. Quero ser grande

A cena da dança sobre um piano gigante é um clássico, e “Quero Ser Grande” é um filme muito bacana, alegre, sobre um garoto que se transforma em adulto da noite para o dia. O longa também é um marco na carreira do ator Tom Hanks. 

4. Dez coisas que eu odeio em você

Pode misturar Shakespeare com filme para adolescente? Pode sim! “Dez Coisas que Eu Odeio em Você” é um dos grandes clássicos do cinema adolescente dos anos 90, e é também um filme super bacana com o saudoso Heath Ledger. O filme não subestima o público jovem para o qual ele foi direcionado, pelo contrário. É uma versão moderna e bacana de “A Megera Domada”, de Shakespeare. Na história, um garoto quer levar uma menina ao baile da escola, mas precisa dobrar a irmã mais velha dela, para poder conquistar a mocinha. Para isso vai contar com a ajuda de um cara cool e desajustado. 

5. Juno

Filme que valeu o Oscar de melhor roteiro para a ex-stripper Diablo Cody, “Juno” é excepcional em vários sentidos. Desde a trilha-sonora esperta, a escolha do casal protagonista (Ellen Page e Michael Cera) até a condução da história que narra a saga de uma “teen mom” (a Juno) que resolve, em vez de abordar, dar seu bebê para a adoção.

6. Nick & Norah – Uma noite de amor e música

Sabe aquela adolescência saudosa, onde você sai em busca de um amor com seus amigos em um show de rock qualquer? Nick e Norah tem esse clima, com o Michael Cera e Kat Dennings juntos. Os personagens que batizam o filme se encontram por acaso em uma festa e acabam indo juntos em uma busca pela amiga de Norah que sumiu bêbada pela cidade. No percurso, os dois percebem que são fãs da mesma banda e que um show secreto vai acontecer em algum lugar. 

7. Férias Frustradas de Verão

Esse filme se passa em 1987, e apesar de ser considerado um “cult” de baixo orçamento, tem atores estrelados como Kristen Stewart, Jesse Einsenberg e Ryan Reynolds no elenco. Durante o verão de 1987, o jovem James Brennan acaba de se formar no colégio. Ele está à procura de um trabalho e acaba conseguindo emprego num parque de diversões, que descobre ser o local ideal para se preparar para o mundo.

8. Se Eu Ficar

Esse drama (daqueles de chorar, sim!) é baseado também em um livro homônimo. Na história, Mia Hall acreditava que a decisão mais difícil que enfrentaria em sua vida seria escolher entre seguir seus sonhos em uma escola de música ou seguir um caminho diferente com o amor de sua vida, seu namorado rebelde e totalmente diferente a ela, Adam. Porém, um acidente muda tudo quando ela fica em coma no hospital. Presa entre a vida e a morte, ela deve tomar uma decisão profunda sobre si mesma. 

9. Jogos Vorazes

Quem é fã de ficção, distopias e filmes com muita ação pode comemorar: Três filmes da franquia “Jogos Vorazes” estão na Netflix, os filmes “A Esperança” partes 1 e 2 e também o primeiro “Jogos Vorazes”. Esse campeão de bilheterias mostra a história de Katniss Everdeen, uma moça disposta a se sacrificar por sua irmã em uma batalha mortal, que coloca 24 adolescentes para lutarem até a morte em uma arena, em nome de um regime totalitário. 

10. Histórias Cruzadas

A atriz Emma Stone protagoniza mais um ótimo filme muito indicado para adolescentes, que tem também a atriz Viola Davis. Em “Histórias Cruzadas”, ela luta contra o preconceito nos anos 1930 dando voz às mulheres negras que são empregadas e babás. Vale para refletir sobre preconceito e racismo. 

Com colaboração do blog Lançamentos Netflix.

Fale com o MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie um e-mail pra gente com a sua sugestão para midiamais@midiamax.com.br.