Manuel Secco Thomé: o autor de construções que marcam a história de Campo Grande

Por quantas construções você passa diariamente em Campo Grande e não faz nem ideia de quem é o autor? Das obras que já foram demolidas às que ainda estão em destaque pela cidade, muitas são de Manuel Secco Thomé, um português que se radicou na Capital Morena em 1912 e fez história por aqui. Ou […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Por quantas construções você passa diariamente em Campo Grande e não faz nem ideia de quem é o autor? Das obras que já foram demolidas às que ainda estão em destaque pela cidade, muitas são de Manuel Secco Thomé, um português que se radicou na Capital Morena em 1912 e fez história por aqui. Ou melhor, fez muitos monumentos e até prédios.

Vamos começar por um que está bem na região central e talvez seja o mais conhecido: o Obelisco. Localizado no cruzamento da avenida Afonso Pena com a rua José Antônio Pereira, o monumento é um projeto do Engenheiro Newton Cavalcante e foi construído pela empresa de Secco Thomé em 1933. E em 1975, foi tombado como Patrimônio Histórico de Campo Grande.

Manuel Secco Thomé: o autor de construções que marcam a história de Campo Grande
Atual Relógio é uma réplica do original, construído por Secco Thomé na década de 1930 | Foto: Marcos Ermínio

Outra obra de Secco Thomé é o famoso Relógio da 14 de Julho. Ele foi construído pela empresa do português na década de 1930 e instalado no cruzamento da avenida Afonso Pena com a rua 14 de Julho. Na década de 1970, o monumento foi demolido e ganhou a réplica, em 1999, que atualmente ocupa o canteiro na avenida Calógeras com a Afonso Pena.

Foi ele também o autor da construção do coreto da Praça Cuiabá, localizada na avenida Duque de Caxias com a rua Dom Aquino.

Também pertenceu ao currículo do construtor o prédio da Empresa de Correios e Telégrafos, localizado no cruzamento da avenida Calógeras com a rua Dom Aquino, no Centro da Capital Morena. A construção é datada também na década de 1930.

Manuel Secco Thomé: o autor de construções que marcam a história de Campo Grande
Prédio da Empresa de Correios e Telégrafos | Foto: Marcos Ermínio

Embora não exista mais, o Canal da Maracajú, construído por Secco Thomé nos anos 1930, era bastante conhecido por quem viveu em Campo Grande naquela época. A obra fazia parte do projeto de drenagem e canalização da cidade.

Cinemas e hotéis

A construtora de Manuel Secco Thomé também assinou as obras de alguns cinemas famosos de Campo Grande, como o Rialto, cuja construção ainda existe na rua Antônio Maria Coelho, entre a Calógeras e a 14 de Julho, onde hoje é a sede da Seicho No Ie. Também tiveram os cinemas Alhambra, que ficava na avenida Afonso Penas, e o Santa Helena, de 1936, que era localizado na rua Dom Aquino, próximo às lojas Americanas. Estes dois já não existem mais.

Também entram para a lista alguns hotéis, entre eles os mais famosos são o Americano, localizado na rua 14 de Julho, e o Gaspar, que fica entre as avenidas Mato Grosso e Calógeras. Ambas as obras permanecem erguidas e foram construídas nos anos 1930.

Manuel Secco Thomé: o autor de construções que marcam a história de Campo Grande
Fachada do Hotel Americano, na rua 14 de Julho | Foto: Marcos Ermínio

O construtor

Mas afinal, quem foi o construtor Manuel Secco Thomé? Quem contou sobre ele foi uma das netas, a artista Miska Thomé, que preserva a história e memória do avô.

Manuel Secco Thomé: o autor de construções que marcam a história de Campo Grande

Manuel Maria Secco Thomé era um português que veio para o Brasil em 1912, aos 20 anos, junto do pai e um irmão. Em Campo Grande, ele ganhou destaque na construção civil, por volta dos anos 1930, por assinar diversas obras que fazem parte da história da cidade.

Junto com os irmãos e os filhos, Secco Thomé estava à frente de uma das maiores construtoras daquela época.

Manuel Secco Thomé faleceu em 28 de julho de 1962, no Rio de Janeiro, por complicações na saúde.

Conteúdos relacionados

Castelinho de Ponta Porã está inativo há muitos anos
Casa é o ícone do artesanato estadual e referência regional
Inspiração de decoração com muitas cores e estampas para esta temporada