Suposto modelo de camiseta da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2026, na cor vermelha, está dando o que falar e dividindo as opiniões de torcedores. Apesar de ainda não ter sido confirmada oficialmente, a informação vazada pelo Footy Headlines provocou furdunço nas redes sociais, com a maior parte dos posicionamentos contrários à alteração.
Ainda que o site especializado em camisetas de futebol tenha revelado o fato, o design da suposta camiseta secundária da Seleção Brasileira não foi revelado. Caso se confirme, o uniforme deverá ser lançado apenas em março de 2026, mas isso não impediu empreendedores de plantão de criarem versões antecipadas e ilustrativas da peça, que já figuram entre as lojas virtuais.
É possível encontrar camisetas vermelhas não oficiais da Seleção Brasileira em sites como Shopee, Mercado Livre, Amazon e outros, custando preços que variam de R$ 52,50 a R$ 75,00. Agora, se os brasileiros estão comprando é outra história.
Isso porque uma onda de manifestações contrárias à possível coloração do uniforme tomou conta da internet. O próprio narrador Galvão Bueno se posicionou contra. Durante seu programa na Band, o comentarista afirmou que o fato chega a ser ofensivo.
“Camisa vermelha? O que tem isso a ver. Isso é uma ofensa sem tamanho ao futebol brasileiro. Estou muitíssimo na bronca. Um horror”, disparou.
Além de Galvão, outros nomes de referência no futebol também detonaram a escolha. Na mesma onda, um deputado federal do Rio Grande do Sul protocolou um projeto de lei para impedir que os uniformes secundários do time nacional sejam vermelhos no ano que vem.
Galvão Bueno detona a possível camisa vermelha da seleção brasileira pic.twitter.com/0oVo1bL2Xa
— O Corvo (@0C0RV0) April 29, 2025
Afinal, a Seleção Brasileira pode ter um uniforme vermelho?
De acordo com o site Footy Headlines, a versão vermelha será o modelo 2 do uniforme da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026. Ainda conforme o portal, ao invés do símbolo da Nike, a nova camiseta levará a logo da Jordan Brands, braço da empresa americana ligado a Michael Jordan.
A decisão de adotar o vermelho seria parte de uma estratégia de reposicionamento da marca Seleção, com foco em um público mais jovem e diverso. A cor teria sido escolhida por transmitir energia, paixão e força, valores que a nova geração da CBF quer associar ao time.
Contudo, o Estatuto da própria Confederação Brasileira de Futebol proíbe que a Seleção tenha camisas de cores que não façam parte da bandeira do Brasil, ainda que isso já tenha ocorrido outras vezes.
Porém, há exceção prevista no estatuto, que autoriza a troca da paleta de cores em eventos comemorativos, como o de junho de 2023, quando o Brasil enfrentou a seleção da Guiné com um uniforme preto, em gesto antirracismo e como uma homenagem ao jogador Vini Júnior.
“III – os uniformes obedecerão às cores existentes na bandeira da CBF e conterão o emblema descrito no inciso II deste artigo, podendo variar de acordo com exigências do clima, em modelos aprovados pela Diretoria, não sendo obrigatório que cada tipo de uniforme contenha todas as cores existentes na bandeira e sendo permitida a elaboração de modelos comemorativos em cores diversas, sempre mediante aprovação da Diretoria”, diz o inciso III do artigo 13 do 3º capítulo do documento.
A segunda camisa da Seleção Brasileira entre 1917-1919.
— DataFut (@DataFutebol) April 28, 2025
Também era vermelha.
Via @footballkitarch pic.twitter.com/ZMFhZDKUtt
Outros casos e bafafá na internet
Ainda assim, vale lembrar que, ao longo da história, a Seleção Brasileira já usou uniforme vermelho outras duas vezes. A primeira foi em 1917, durante a disputa do Sul-Americano. Na ocasião, o time brasileiro enfrentaria o Chile, que também tinha a cor branca como principal. Por isso, a seleção optou pelo vermelho.
A segunda vez foi em 1936, também durante o Sul-Americano. O motivo foi o mesmo: a seleção entraria em campo com um time que já tinha o uniforme branco.
Confira mais da repercussão nas redes sociais:
2026
— njdeprê – marlon (@njdmarlon) April 28, 2025
ano de copa
ano de eleição
e a nike me mete a brilhante ideia de lançar uma camisa vermelha pra seleção brasileira kkkkkkkkkk
isso vai render mt coisa ainda pic.twitter.com/zUqI3PHtda
Na Copa do Mundo de 2026, a Camisa II da Seleção Brasileira será na cor VERMELHA com o logotipo da Jordan substituindo o símbolo da Nike, segundo Footy Headlines.
— Africanize (@africanize_) April 28, 2025
Vale ressaltar que em 2026 também será o ano de eleições presidenciais no Brasil. pic.twitter.com/E3xCuBvJgB
Para quem está questionando o que tem a ver o 'vermelho' na suposta camisa da Seleção Brasileira, aconselho estudar um pouco sobre a história do próprio país.
— Douglas Santos (@D7353162Santos) April 29, 2025
A árvore que deu o nome ao Brasil, pau brasilia echinata, depois chamada de pau-brasil é 'vermelha' por dentro. pic.twitter.com/iKLEjFGs1U
Camisa da seleção Brasileira Vermelha.
— Alex Moretti (@Alexmorettibr) April 28, 2025
A camisa da seleção Brasileira é de todos os Brasileiros e a cor vermelha não representa maioria. Está nítido que essa mudança é unicamente para agradar a militância politica de LULA.
CBF você é uma Vergonha pic.twitter.com/EpICPTVK6I
No fundo todo mundo sabe que essa camisa vermelha da seleção brasileira não tem absolutamente nada a ver com política, mas vai ser insuportável a quantidade de gente que vai fazer um uma tempestade em copo d'água fingindo que tem a ver. pic.twitter.com/dWdOV2PaUE
— Vitu Ball (@VituBola) April 28, 2025
Vamos entender a camisa número 2 da Seleção Brasileira: vermelha com referências indígenas. Mas… por quê? Brasil vem de pau-brasil (pau = madeira + brasil = brasa), sendo que “brasil” se refere ao corante vermelho extraído da árvore. Segue o fio 🧶 pic.twitter.com/pjDI96OwUr
— Frida Gahlo (@GahloFrida) April 29, 2025
A direita brasileira está histérica com a mera possibilidade de uma camisa reserva vermelha pra Seleção. Já acusaram Lula e PT de um plano comunista pro Brasil. Detalhe, a CBF é uma entidade PRIVADA.
— Tauat Resende (@eutauat) April 28, 2025
Deixem de ser doentes! pic.twitter.com/SQgnB4Ns4O
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.