VÍDEO: Único sobrevivente dos incêndios no Pantanal Sul, ‘Luizinho’ será devolvido à natureza
Durante o fogo, sete tamanduás foram resgatados e apenas este, que teve as quatro patas e mais de 30% do corpo queimados, sobreviveu
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Único sobrevivente entre os tamanduás queimados no Pantanal sul em 2024, Luizinho será devolvido à natureza nesta terça-feira (7). Na ocasião, sete tamanduás foram resgatados e apenas este sobreviveu, na época com quatro patas e mais de 30% do corpo queimados.
Levado para a base de campo da Aguapé, o animal recebeu o tratamento necessário. Agora, além de ser solto, será uma referência genética para todos os tamanduás do mundo, já que o seu genoma será mapeado na Alemanha.
Tratamento do tamanduá durou cerca de 4 meses
“Ele vai voltar à natureza, após tratamento que começou em agosto, quando o resgatamos na fazenda e pousada Caiman, a qual queimou mais de 80%. Quando o fogo apagou, depois de uns três dias, nós o encontramos e ele, provavelmente, foi andar numa área que já queimada, com aquele fogo de chão, queimando bastante as patas e os membros posteriores. Assim ele ficou lá, deitado, uns três, quatro dias, sem comer, sem tomar água e muito desidratado”, afirmou ao MidiaMAIS a professora e fundadora do Instituto tamanduá, Flávia Miranda, de 50 anos.
Sobre o tratamento, Flávia ressalta que foi “de ponta” e que o animal recebeu tilápia, pele de tilápia e, inclusive, medicamento para pessoas queimadas. “O mais difícil, quando se resgata um animal queimado, é conseguir hidratá-lo, então, foi todo um processo e agora ele está ótimo. É um macho forte, provavelmente, o macho reprodutor. O único tamanduá que a gente conseguiu, diante desse cenário todo, ter sucesso, porque é muito difícil, como falei, conseguir cuidar de animais queimados e a gente está super feliz. Ele será monitorado por dois anos”, explicou.
Genoma de referência
Outra situação interessante é que o animal vai ser o genoma de referência para os tamanduás. “Temos uma parceria com um instituto, em Berlim, na Alemanha, que é o Instituto Leibniz, que está fazendo o genoma desta espécie e vai ajudar muito na parte de conservação, para a gente entender as populações, e o Luizinho é o genoma de referência, então, isto é muito legal, é bem simbólico, o que ele vai representar para a conservação de toda espécie”, finalizou Miranda.
Confira alguns momentos de resgate e tratamento do Luizinho:
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Acidente na Avenida Pantaneta, em Aquidauana, envolveu cinco veículos
- VÍDEO: Câmera de segurança registra execução de rapaz no Residencial Mário Covas
- Homem encontrado morto em meio a sacos plásticos havia saído para comprar cigarro
- VÍDEO: Sucuri grávida aparece morta em rodovia e inúmeros filhotes ficam espalhados pela pista
Últimas Notícias
Seca extrema prejudica agropecuária e exportações de MS caem 6% em 2024
Produtos do agronegócio tiveram retração econômica no ano passado
Fim do jejum? 12 influencers de MS que poderiam ser camarotes no BBB25
Pra quem você torceria? Mato Grosso do Sul tem personalidades locais que certamente serviriam entretenimento na casa mais vigiada do Brasil
Novo presidente da Câmara define chefe de gabinete e secretário de administração
Antigo chefe de gabinete de Carlão (PSB) voltou para o cargo, enquanto assessor de Papy ficará com administração e finanças
Motorista perde o controle de carro, bate em guard-rail e duas pessoas são socorridas em Jaraguari
Duas pessoas estavam no carro e foram socorridas pela equipe da CCR MSVia.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.