Ave símbolo do Pantanal, um tuiuiú foi flagrado sendo atacado por moscas após defecar nas próprias pernas em Mato Grosso do Sul esta semana.
Imagens registradas pelo guia Edir Alves na Fazenda San Francisco Pantanal, em Miranda, mostram o animal sujo de fezes e agoniado pelo assédio dos insetos.
De acordo com Edir, esfregar o cocô líquido nas pernas é um hábito comum da espécie. Segundo o profissional, o processo se chama urohidrose e serve como um “ar-condicionado natural” não só para os tuiuiús, mas também para outras diversas aves, como os urubus.
“A prática é uma forma de resfriamento por evaporação, semelhante ao suor humano”, explica o guia sul-mato-grossense.
Em termos biológicos, a urohidrose é um mecanismo de termorregulação em que certas aves defecam nas pernas para se refrescar durante altas temperaturas, utilizando a evaporação do líquido para dissipar o calor do corpo.
No entanto, essa estratégia acaba atraindo a indesejada presença de moscas, como no vídeo filmado por Edir no pantanal sul-mato-grossense. Nas imagens, o tuiuiú aparece sofrendo com as investidas dos insetos. Em vão, ele chega a se contorcer para tentar desviar do incômodo.
Confira:
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
(Revisão: Bianca Iglesias)