VÍDEO: Fotógrafo de Campo Grande registra passagem do cometa mais brilhante de 2025

Cometa C/2024 G3 atingiu o ponto mais próximo do sol no dia 13 de janeiro, e está visível no hemisfério sul

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Cometa C/2024 G3. (Foto: Henrique Arakaki)

Após atingir o ponto mais próximo do sol no dia 13 de janeiro deste ano, o cometa C/2024 G3 está visível no céu noturno do hemisfério sul. O cometa tem potencial para ser o mais brilhante de 2025. Assim, é um verdadeiro espetáculo que pode ser captado por câmeras fotográficas ou observado com auxílio de binóculos.

Foi usando uma câmera fotográfica, que o fotógrafo Henrique Arakaki conseguiu registrar a passagem do Cometa pelo céu de Campo Grande. Com mais dois amigos fotógrafos, Miguel Aguilar e Roberto Kelson, posicionou os equipamentos por volta das 19h, desta segunda-feira (20), próximo à rotatória do Inferninho.

Assim, ficaram aguardando o momento exato em que o cometa despontaria no céu. A sua passagem estava prevista desde o ano passado, quando foi detectado. “Ele sobreviveu a volta que deu próximo ao sol. Tinha uma grande chance de não sobreviver. Mas agora está voltando para longe da estrela”, explicou Arakaki.

Apesar do tempo instável, o fotógrafo aproveitou uma brecha no tempo encoberto e conseguiu registrar o momento exato da aparição do cometa. Assim, fez o registro por meio de um compilado de fotos, que juntas formam um vídeo curto.

“O vídeo é um compilado de 300 fotos que tirei durante 10 minutos. Por isso aparece bem o movimento das nuvens na parte de cima e o céu escurecendo. Tivemos um pouco de sorte por causa do tempo instável que está tendo na cidade, mas tivemos essa abertura e aproveitamos”, relatou o fotógrafo.

Cometa pode ser o mais brilhante de 2025

O cometa C/2024 G3 atingiu o periélio (ponto mais próximo do sol) no dia 13 de janeiro deste ano. Nesse momento, ficou quatro vezes mais próximo da estrela do que o planeta Mercúrio. Também atingiu seu ponto mais próximo da Terra.

Perto do sol, brilhou até a magnitude -3.4, ultrapassando o melhor cometa de 2024. O C/2024 G3 pode ser o mais brilhante de 2025.

Após sobreviver à proximidade do sol, o cometa agora se afasta para céus mais escuros, facilitando a sua observação no hemisfério sul. Contudo, no hemisfério norte o cometa atingiu uma posição baixa no céu, dificultando sua visualização.

Apesar de ter favorável observação por aqui, o cometa não pode ser visto a olho nu, principalmente no período diurno. Com o decorrer dos dias, ele fica cada vez mais fraco, sendo possível a observação somente por mais alguns dias, entretanto, não mais em Campo Grande.

Alinhamento de planetas será visível em MS nesta terça-feira

Nesta terça-feira (21), outro fenômeno astronômico aparece no céu de Mato Grosso do Sul. Seis planetas estarão alinhados no céu, formando um verdadeiro espetáculo celeste, com observação a olho nu, caso as condições meteorológicas favoreçam.

Marte, Júpiter, Urano, Netuno, Vênus e Saturno serão os protagonistas da vez. De acordo com o monitoramento astronômico do Star Walk, a partir do dia 21 de janeiro, a Lua terá 55% de iluminação. O fenômeno poderá ser notado logo após o pôr do sol.

Já o National Geographic Brasil descreve que Marte aparece como um ponto laranja no céu, e as outras três estrelas como pontos de luz brancos e brilhantes. Desde a noite de segunda-feira (20), Marte estava brilhante.

Como observar

  • Escolha um local com pouca poluição luminosa.
  • Direcione o olhar para longe da lua.
  • Não é necessário usar telescópio ou binóculos, basta ter paciência e deixar seus olhos se adaptarem ao escuro.
  • Utilize aplicativos, como o Stellarium, para identificar as estrelas.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!