Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Vídeo de ciclista atropelada em Campo Grande viraliza e gera debates até fora do Brasil

O vídeo gravado pela ciclista acumula mais de 7 milhões de visualizações e tem dividido opiniões nas redes sociais
Lethycia Anjos -
Ciclista atropelada
Repercussão no X (Reprodução redes sociais)

O de uma ciclista na Avenida Gury Marques, em , ocorrido na manhã da última quinta-feira (8), ultrapassou fronteiras e provocou discussões até no e em outros países da América Latina. O incidente ganhou repercussão internacional após o vídeo, registrado pela própria vítima durante um passeio de bicicleta, viralizar nas redes sociais.

As imagens mostram o momento em que a ciclista é atingida por um veículo Blazer, enquanto circulava pela via, o que gerou uma onda de debates sobre o compartilhamento do espaço público entre ciclistas e motoristas.

O vídeo foi publicado na plataforma X (antigo Twitter), onde acumulou mais de 7 milhões de visualizações e 2,4 mil comentários. No post, o perfil de um usuário do Uruguai ironiza o ocorrido: “Idiota na bicicleta, o motorista do caminhão teve paciência com ela, até que chegou alguém que não teve”.

Entre as reações, internautas se dividiram, enquanto alguns ironizaram a ciclista e a acusaram de ocupar espaço indevido na via, outros prestaram solidariedade e destacaram o direito de circular com segurança.

“Nos Estados Unidos, há placas nas rodovias que informam que ciclistas podem usar toda a faixa. Qual é o problema?”, escreveu um usuário.

Em contraponto, outro comentou: “Não sei como é no Brasil, mas na o ciclista deve ficar no máximo a 1 metro da calçada. Se eles entrarem mais na faixa e algo assim acontecer, ambos os motoristas recebem multas (ciclista e caminhão). Estradas NÃO são para ciclistas”, disse.

Distância entre ciclistas e veículos

O CTB determina que a distância correta para a ultrapassagem de um ciclista por um veículo é de um metro e meio. Condutores devem manter essa margem para garantir segurança.

Já os ciclistas não podem trafegar pelas calçadas, salvo quando houver sinalização permitindo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

Segurança e convivência

Ciclistas e motoristas não são inimigos. Para Deyvid Jesus, administrador do grupo Nosso Pedal CG, casos como esse não podem generalizar negativamente a imagem dos ciclistas.

“Os grupos seguem as regras de trânsito, sempre respeitando a via e, quando necessário, utilizando a ciclovia. Casos como esse podem afetar a imagem dos ciclistas de maneira equivocada, fazendo parecer que todos agem de forma imprudente, o que não corresponde à realidade da maioria. Vale lembrar que não sei exatamente o que aconteceu entre ela e o caminhoneiro, mas, independentemente da situação, nada justifica atitudes que coloquem vidas em risco.”

Deyvid reforça a importância do uso de EPIs, como capacete e sinalizações, além da manutenção da bicicleta. Por serem mais vulneráveis no trânsito, a segurança é uma das regras primordiais em grupos de pedal.

“A bicicleta deve trafegar sempre pela lateral da rua, evitando andar no meio da via ou em fila dupla. O ideal é manter-se em fila indiana para não atrapalhar o trânsito. Embora o trânsito deva respeitar os ciclistas, é importante lembrar que a bicicleta, como meio de transporte, também precisa seguir as normas corretamente, estar devidamente sinalizada e manter a organização adequada na via. Por isso, nossa orientação é nunca pedalar no meio da rua.”

Evite o celular no trânsito

“O uso de celular enquanto se pilota ou dirige é errado e extremamente perigoso. Nesse caso, a pessoa estava colocando em risco não apenas a própria vida, mas também a de outras pessoas. Uma moto poderia colidir com ela, causando uma queda e possíveis ferimentos. Não considero essa atitude correta, embora eu não conheça todos os detalhes da situação. No entanto, é certo que andar no meio da rua usando o celular não é seguro e pode resultar em acidentes graves”, finaliza.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente na BR-060 mata 34 vacas e interdita pista por mais de 15 horas

Péricles celebra 20 anos da UFGD com show gratuito e festival de música em Dourados

Indireta? Ana Castela polemiza ao mandar recado sincerão: “Feia igual você”

Pequenas empresas puxam pessimismo e comércio da Capital volta à zona negativa em agosto

Notícias mais lidas agora

PCC tinha 7 distribuidoras em MS com administrador irmão de chefe da organização

Chineses alegam que Maracaju ‘sumiu’ com R$ 1,4 milhão de imposto de projeto bilionário

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Polícia faz buscas de pistoleiros em operação que investiga assassinato na fronteira com MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Prefeitura lança site para monitorar tempo de espera e ocupação de leitos em UPAs e CRSs

A plataforma é atualizada em tempo real e também facilita tomadas de decisão por gestores da saúde municipal, conforme a Sesau

Política

Prefeitura prorroga prazo com empresa responsável por obra da Lagoa Itatiaia

O quarto aditivo no contrato prorroga para mais 180 dias o prazo das obras

Transparência

Agesul homologa licitação para construção de passarela em Dourados

A empresa vencedora é a Ecopontes - Sistemas Estruturais Sustentáveis LTDA

Polícia

Injeção aplicada em bebê que morreu em Paranaíba tinha dose 900% acima da receitada

Depois da mãe contestar o laudo, corpo da bebê foi exumado para novos exames