Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

VÍDEO: Animal com ‘olho mágico’ é avistado no primeiro dia do ano por guarda em MS

Avistamento, considerado raro, ocorreu na noite desta quarta-feira (1°)
Graziela Rezende -
(Dione Sales/Arquivo Pessoal)

O primeiro dia do ano foi de muita comemoração para o condutor para observação de aves, guarda e estudante de biologia, Dione Sales, de 34 anos. Por volta das 20h, dessa quarta-feira (1°), no Parque Estadual das Várzeas do Rio , ele avistou um urutau, animal que possui a fama de ter “olhos mágicos”, já que enxerga mesmo com eles fechados.

Ao Jornal Midiamax, o guia disse que o avistamento é considerado raro. No entanto, como cuida do parque, percebeu que o animal possui um local específico para ficar e então encontrou o momento e espaço ideal para filmagem, sem ser percebido.

Ainda conforme Diones, este é um urutau-grande, com tamanho entre 45 e 57 centímetros e que se alimenta, principalmente, de grandes insetos voadores, como besouros, gafanhotos, esperanças (tetigoniídeos) e grilos. Além disso, ocasionalmente, captura morcegos e pássaros.

Curiosidades sobre a ave:

O olho mágico, segundo a ciência, não tem nada de mágico: o urutau possui duas fendas em suas pálpebras, o que permite a observação ao seu redor, mesmo de olhos fechados. Isso é como uma defesa, no caso de algum predador se aproximar.

O urutau, também conhecido por mãe-da-lua ou ave-fantasma, também pode ficar até 12 horas imóvel em um mesmo lugar, fazendo-o ser confundido com galhos de árvores e até passar despercebido por predadores.

Confira o no primeiro dia do ano em MS:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cezário

Cezário faz nova tentativa de levar sua destituição da FFMS ao STJ

Ex-policial civil é presa por desvio de fianças de delegacia em Campo Grande 

Comissão Parlamentar de Recesso na Câmara de Campo Grande tem 1ª semana sem urgências

ccz movel

Coophavilla II recebe ação itinerante da CCZ na próxima sexta-feira

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

‘Se for sua hora, aceite’, disse Gilberto Gil quando Preta Gil estava em quadro grave

Últimas Notícias

Economia

LISTA: Preço da manga e cebola seguem em queda, enquanto melão e tomate sobem na Ceasa-MS

Valor da cebola nacional também caiu 11%

Polícia

Motociclista morre após colidir com traseira de carro na BR-163

Vítima foi encaminhada ao hospital mas não resistiu e morreu

Transparência

Agesul renova contrato com empresa que faz manutenção em máquinas pesadas por R$ 7,7 milhões

Contrato foi renovado por mais doze meses

Polícia

Ex-policial acusado de descumprir medidas protetivas é absolvido pela Justiça

A sentença da 3ª Vara Criminal de Dourados foi proferida em 27 de junho de 2025