Morador de Campo Grande (MS), o fotógrafo Wilmar Carrilho registrou uma cena de “encher os olhos” que, apesar de corriqueira em regiões urbanas, sempre deixa qualquer um maravilhado. Acostumado a fotografar a natureza em movimento pelos quatro cantos da capital sul-mato-grossense, o profissional de imagens ficou impressionado com a reunião de centenas de andorinhas em cabos de energia elétrica e não perdeu a oportunidade de eternizar o flagra com suas lentes na última semana.
Conforme Wilmar, as imagens foram registradas em Campo Grande, na região da saída para Aquidauana. Ao Jornal Midiamax, ele diz ter conseguido contar quantos exemplares estavam no bando que preenchia oito cabos de baixa tensão. “Contei 237 num espaço de 5 metros”, afirma.

O que um “varal de andorinhas” diz sobre a espécie?
Embora o espetáculo seja comum, não é sempre que alguém consegue enumerar a quantidade de exemplares – tarefa mais simples para um bom observador da natureza como Wilmar. De acordo com especialistas, as aves podem usar os fios de energia para diversas finalidades, como o aquecimento, especialmente nos períodos do ano em que as temperaturas caem.
Além de deixá-las por mais tempo estáveis e próximas ao sol, as estruturas também são um local seguro para os momentos de repouso da espécie, que também costumam usá-las e para se proteger de ventanias intensas.
Conhecidas por andarem em bandos, afinal, “uma andorinha só não faz verão”, essas aves se agrupam como forma de proteção contra predadores e estratégia de facilitação à caça. No caso da migração, o agrupamento ajuda os exemplares a economizarem energia.
Veja mais imagens do flagra em Campo Grande na última semana:
Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.