“Tô saindo aqui agora do Detran [Departamento Estadual de Trânsito], com a CNH [Carteira Nacional de Habilitação] na mão. Acabei de pegar, estou muito contente”. A fala, na manhã desta terça-feira (20), é de Ranulfo Custódio Alves, de 101, morador da área rural de Camapuã, a 140 km de Campo Grande, o mais antigo morador de Mato Grosso do Sul.
A reportagem entrou em contato com ele enquanto dirigia para a sua propriedade e, de forma muito responsável, pediu para aguardar porque estacionaria a “caminhoneta” antes da prosa. Sendo assim, em seguida, contou que saiu todo sorridente do Detran: “Estou pedindo a Deus para me ajudar na direção, agora mais ainda”, comentou.

‘Faço tudo com calma e atenção redobrada’, diz motorista
Ranulfo diz que, há algum tempo, está tendo cuidado redobrado em tudo o que faz. “Eu sei que a situação é delicada, por conta da minha idade, então, tudo o que faço é com calma e atenção redobrada. E sei que sou o mais antigo do Estado, me disseram lá [no Detran]”, comentou.
O idoso contou que, no próximo dia 27 de maio, completará 102 anos. “Mas eu estou bem. Ainda trabalho, cuido do gado, oriento os funcionários. Faço isso faz tempo”, finalizou, dizendo uma frase antes de desligar: “Vamos em frente que atrás tem gente, menina”.
MS tem mais de 300 motoristas 90+
Mato Grosso do Sul, segundo levantamento do Detran-MS repassado ao Midiamax, no ano de 2024, tem 302 motoristas 90+ e ‘centenária’. Em Campo Grande, Hafiza Abussafi Ennes, de 100 anos, é a mais antiga a renovar a CNH. Ela teve a história contada pelo Jornal Midiamax e viralizada em seguida, tornando-se destaque em reportagens nacionais.
Leia também:
Hafiza renova CNH aos 99 anos e resolve tudo com seu carro em Campo Grande