Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Treinador de MS se revolta com demissão de professor que deu castigo por criança não fazer tarefa: ‘Matando’

Treinador de Campo Grande lamenta e diz que é necessário "ressuscitar a educação física escolar"
Graziela Rezende -
(Instagram/Reprodução)

No vídeo, o garoto diz que está com dor no peito e o motivo é que “o professor de educação física” exigiu que ele e os colegas dessem dez voltas na quadra, como castigo por não terem feito o dever de casa. Na ocasião, os pais acionaram a Guarda Civil Municipal e o docente foi demitido. Na internet, muitos saíram em defesa do professor, entre eles, um treinador de , o qual lamenta e diz que é necessário “ressuscitar a educação física escolar”.

“É um estímulo leve, que qualquer criança que não tenha limitação de movimento, consegue fazer, isso em dez minutos, mas, foi gatilho para ansiedade e demissão do professor… o exercício é melhor remédio para ansiedade e tem artigos científicos que relacionam isso, o colocam acima de remédios tradicionais para depressão… ninguém foi lá protestar para o professor ter o emprego dele de volta. Estamos matando as nossas crianças e está tudo normal, todo mundo está aceitando isso”, afirma ao MidiaMAIS o personal trainer e treinador de Rugby, Raphael Martinez, de 42 anos.

Conforme Raphael, as escolas colocaram a educação física apenas uma vez por semana e “por obrigação”, dando ainda como opcional a participação do aluno. “As pessoas falam em ‘gastar energia’, mas, é muito mais do que isso. Esporte é respeito, disciplina, é ficar no banco de reserva, é perder um jogo e saber trabalhar na sua cabeça e não ter depressão por causa disto. Esta é primeira geração a ter menos saúde que a geração anterior, então, sempre oriento a colocar o filho para fazer esporte e ajudar a ressuscitar a educação física escolar”, argumentou.

‘Demissão foi o ápice da minha indignação’, diz treinador

Professor de MS defende a educação física escolar (Raphael Martinez/Arquivo Pessoal)

O treinador disse que a indignação ocorreu pela demissão do professor e todo o contexto. “A demissão foi o ápice da indignação, na verdade. Já faz muito tempo que a educação física escolar vem sendo depreciada e deixada de lado. As pessoas encaram só como uma recriação, com gastar energia, como eu falo no vídeo. No entanto, é algo extremamente importante para saúde e o aprendizado das crianças”, ressaltou.

De acordo com Martinez, o exercício físico também melhora a cognição, aprendizado e ajuda a ter noção do seu corpo no espaço e a fazer contagem. “As substâncias no corpo também, as endorfinas, os hormônios liberados durante uma atividade física também ajudam na captação do conhecimento, no armazenamento do conhecimento. Se você estuda uma aula de matemática, faz um exercício físico depois, você tende a guardar a mais o conhecimento. Exercício físico também, combate ansiedade, depressão, são mais de 40 doenças metabólicas que a gente está falando”, defende.

O treinador fala que, até escolas em período integral, não priorizam a atividade física. “As crianças passam 8, 10 horas sentadas em uma cadeira sem poder socializar, fazer uma atividade física e aí a gente tem toda uma geração com altos níveis de suicídio, depressão, ansiedade, dores lombares, o que, antigamente, era ‘coisa de velho’. E aí o celular na mão o dia todo a fazem perder o equilíbrio, coordenação motora e o professor cada vez mais depreciado também, culminando neste fato que aconteceu, com o professor demitido sem mais nem menos, simplesmente porque estava fazendo o seu trabalho”, finalizou.

Confira o vídeo em que a criança fala sobre o ocorrido:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça ordena troca de nomes de 11 locais em São Paulo ligados à ditadura militar

Prefeitura convoca mais de 180 médicos para renovação de contratos com a Sesau

imposto de renda

IRPF 2025: 1° lote vai pagar 94,7 mil contribuintes em Mato Grosso do Sul

Mulher denuncia cárcere e agressões de ex-marido durante atendimento em UPA de Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

Alvo por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

Você viu? Barco na Duque de Caxias chama a atenção de motoristas em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Assassino de Adriano, morto a facadas em frente de conveniência, é preso após 5 meses em MS

O crime foi motivado por uma briga entre Adriano e o autor

Brasil

Lewandowski diz que governo Lula não tem interesse em interferir nas polícias

Lewandowski foi convidado pela oposição para prestar esclarecimentos sobre a PEC da Segurança Pública

Transparência

Licitação de R$ 50 milhões para instalação e manutenção de radares na Capital é suspensa

A decisão foi tomada para análise e resposta a pedidos de esclarecimento sobre o certame, conforme informou o município

Famosos

Filho de Latino nega vício em drogas e expõe a verdade: ‘Meu pai está mentindo’

Guilherme Rocha desmentiu as declarações de Latino e ameaçou levar o caso à Justiça; entenda o que aconteceu entre os dois