Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Saiba o que está por trás da extinção de salas legendadas nos cinemas de Campo Grande

"Entendemos que isso pode ocasionar um pouco de insatisfação": Cinemas respondem sobre sumiço de salas legendadas na Capital
João Ramos -
fim das salas legendadas nos cinemas de campo grande
Salas de cinema com filmes legendados quase não existem mais em Campo Grande - (Foto: Reprodução, Cinemark e Redes Sociais)

Afinal, por que os cinemas pararam de oferecer salas legendadas em (MS)? Há alguns anos, cinéfilos não apenas da Capital, mas de todo o país, vêm notando a queda contínua da disponibilidade de filmes com áudio original, mas, nos últimos meses, a situação ficou ainda mais evidente e virou tema de constantes reclamações dos fãs da sétima arte.

Com tantas estreias aguardadas em cartaz, além da 2ª Semana do Cinema de 2025 em vigência, o público de Campo Grande tem exigido respostas: o que está por trás da extinção das sessões legendadas? Elas vão ou não vão voltar? Confira as explicações no final da reportagem.

O problema não se restringe a apenas uma rede de cinemas. Do mesmo modo, UCI, Cinemark e Cinépolis pararam gradualmente de oferecer o recurso, sendo praticamente impossível encontrar horários disponíveis para sessões nesse formato.

Para a frustração de parte do público, alguns filmes sequer chegam a ser disponibilizados sem dublagem. Inclusive, nem quem paga assinatura nos cinemas tem contado com a possibilidade de assistir aos títulos com legendas.

Falta de sessões legendadas em Campo Grande é assunto recorrente no Reclame Aqui e nas redes sociais

A insatisfação coletiva, aliás, já encheu o portal Reclame Aqui com diversas reclamações a respeito do corte brutal do serviço por parte das retransmissoras.

“O Cinemark Campo Grande vem constante e reiteradamente ignorando os fiéis clientes que desejam assistir aos filmes no idioma original. Recentemente, essa falta de filmes legendados tem se tornado um abuso ao consumidor — que já estava acostumado a um número baixíssimo de sessões legendadas. Agora, simplesmente não tem sessão legendada nenhuma!! Um verdadeiro desrespeito com o cliente e com as pessoas com deficiência auditiva”, diz uma das inúmeras reclamações sobre o assunto.

Além do Reclame Aqui, nas redes sociais, os cinéfilos da Capital também têm se manifestado reiteradamente e a situação já virou até meme.

Mas, afinal, o que está por trás da extinção das salas legendadas dos cinemas de Campo Grande?

Apesar de óbvia, a explicação se faz necessária. É importante frisar que a questão não é exclusiva da Capital, já tem sido discutida há alguns meses pela comunidade cinéfila em todo o Brasil e, inclusive, já conta com o posicionamento oficial de uma das redes.

“Quem vocês acham que paga a conta do cinema? É quem vê filme dublado”, resume funcionário de uma das empresas em conversa com o Jornal Midiamax. Basicamente, segundo as próprias redes, o serviço parou de ser disponibilizado por conta da irrisória demanda em comparação às salas dubladas. Apesar de amada pela galerinha “cult”, as salas legendadas não se bancam e nem rendem dinheiro às exibidoras.

Para maiores esclarecimentos, a reportagem do MidiaMAIS entrou em contato com todas as redes de cinema que atuam em Campo Grande, mas nenhuma delas respondeu aos questionamentos sobre as motivações que levaram ao dos filmes legendados, nem se em algum momento o serviço voltará a ser disponibilizado como antes.

“Entendemos que isso pode ocasionar insatisfação”, afirma o Cinépolis

Contudo, na sessão SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), o Cinépolis parece já estar acostumado a esclarecer o assunto. Ao ser indagado sobre a falta de sessões com idioma original em Campo Grande, a rede responde que “a demanda é quem manda” e declara estar ciente da insatisfação dos consumidores.

“Informamos que a nossa programação é elaborada com base na procura da região que nosso cinema consta localizado, por isto pode ocorrer de ter a maioria das sessões dubladas ou legendadas. Entendemos que isso pode ocasionar um pouco de insatisfação, mas sempre estamos buscando incluir algumas sessões fora da procura local, para poder atender a todos os nossos clientes”, esclarece.

O que diz o Cinemark?

O Cinemark, por sua vez, tem trabalhado com um posicionamento público nas respostas do Reclame Aqui e, inclusive, já respondeu a reclamações feitas por campo-grandenses.

“A escolha entre versões dubladas e legendadas dos filmes é feita em conjunto pelo distribuidor e pela Cinemark. Graças à tecnologia digital, hoje conseguimos receber ambas as versões no mesmo HD para a maioria dos títulos(mais não todos), o que facilita bastante a programação.

Sabemos que muitos clientes têm preferência por filmes legendados, mas em alguns cinemas há uma demanda maior por versões dubladas, o que acaba influenciando na oferta. Mesmo assim, a Cinemark valoriza todos os perfis de público e busca sempre incluir estreias legendadas na programação, justamente para atender quem prefere essa opção.

Agradecemos muito o seu contato e interesse! Vamos encaminhar sua sugestão ao nosso setor de programação para que avaliem a possibilidade de incluir mais sessões legendadas nesse cinema futuramente”, ressalta a retransmissora.

Já o UCI não se manifestou e nem conta com posicionamento público a respeito do tema.

Respostas não convencem cinéfilos

Ainda que sigam os mesmos argumentos, as respostas não convencem os cinéfilos de Campo Grande, que já rebateram as retransmissoras no Reclame Aqui.

“Não sei se condiz tanto com a realidade. Tinha o costume de regularmente ir ao cinema e perdi porque simplesmente não há mais exibição de filmes legendados — de nenhum gênero. Isso é muito estranho, porque a demanda por filmes na linguagem original é alta e apenas aceitamos continuar frequentando o cinema pela falta de opção, o que é triste, porque é um ótimo programa. Eu e vários amigos estamos na mesma. Não é possível que realmente não haja demanda suficiente pra sustentar ao menos UMA sessão de exibição”, lamentam.

Cinemas sem filmes legendados ferem a lei?

Além de ser a preferência de uma parcela específica dos amantes da sétima arte e não do público geral, as sessões legendadas também são uma questão de .

Entretanto, apesar da LBI (Lei Brasileira de Inclusão) e a normativa da Ancine (Agência Nacional do Cinema) determinarem que os cinemas ofereçam recursos de acessibilidade, os regulamentos não obrigam todos os filmes a serem exibidos com legendas.

Com isso, as redes de fato têm priorizado sessões dubladas, reduzindo ou extinguindo as opções legendadas, que atualmente costumam ter horários alternativos ou definitivamente não são mais oferecidas.

Cabe reforçar que, ainda que esta seja uma tendência nacional, a disponibilidade de sessões legendadas varia de cidade para cidade, sendo que alguns locais chegam a ter poucos ou nenhum filme legendado.

Caso tenha alguma contestação a fazer sobre a problemática, o protocolo básico é recorrer aos canais de atendimento, como o Reclame Aqui, ou aos próprios SACs das redes de cinema, para sugerir e solicitar mais sessões legendadas na programação.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
taf mulheres

Promotoria apura TAF feminino de concurso para Agentes Socioeducativos em MS

Katy Perry e Justin Trudeau são flagrados trocando beijos em iate na Califórnia

Jovem de 22 anos finge ser sequestrado em SP para conseguir dinheiro da própria mãe

servidores sidrolandia

Prefeitura de Sidrolândia proíbe contratação de condenados por crimes sexuais contra menores

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus ameaça suspender vale-transporte se Justiça não anular multas

STF mantém multa de R$ 40 mil a prefeito de Corumbá por morte de bebê na barriga da mãe

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Repórter pede desculpas após trocar nome de MS: ‘Com vergonha’

Repórter levou puxões de orelha após trocar o nome do estado por "Mato Grosso"

Trânsito

Motorista morre após carreta capotar na BR-163 entre Naviraí e Juti

Caminhão Scania tombou próximo ao acostamento por volta das 14h30 desta terça-feira (14)

Le Blog Maria Antonia

Halloween Sephora 2025: Anitta é confirmada como atração principal do baile de beleza

Um dos eventos mais aguardados do calendário de moda e beleza está de volta! A sexta edição do “Baile de Halloween” da Sephora já tem data, tema e atrações confirmadas. Marcado para o dia 18 de outubro de 2025 (sexta-feira), o baile acontecerá em um local inédito em São Paulo e trará uma programação de … Continued

Le Blog Maria Antonia

Maroon 5 anuncia show gratuito e exclusivo em São Paulo em dezembro

Os fãs de Maroon 5 já podem começar a contagem regressiva! A banda norte-americana fará um show gratuito e exclusivo em dezembro deste ano, na cidade de São Paulo. A novidade foi anunciada pela Budweiser, que será responsável por organizar o evento Bud Live, trazendo o grupo liderado por Adam Levine de volta ao Brasil … Continued